2019/11/17

CMLXXIII


CAMPEONATO NACIONAL JOVENS SEMIRRÁPIDAS
SIMÃO BARROSO 3.º LUGAR EX-AQUEO SUB-20
JOSÉ SANTOS TOP-5 NACIONAL SUB-18
JOÃO PEDRO AFONSO TOP-10 NACIONAL SUB-14
JOSÉ JOÃO PINTO TOP-10 NACIONAL SUB-12


O Campeonato Nacional de Jovens de partidas Semirrápidas, a 1ª prova aberta da época 2019/2020, decorreu no Pavilhão das Meirinhas em Pombal, no dia 16 de novembro, e contou com a participação de 270 jovens xadrezistas numa demonstração de saúde do xadrez jovem no nosso país.




A delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis foi chefiada pelo Encarregado de Educação Jorge Santos e contou com a participação de sete atletas em cinco escalões: Guilherme Leal e João Diogo Pereira (Sub-10); Duarte Abreu e José João Pinto (Sub-12); João Pedro Afonso (Sub-14); José Santos (Sub-18) e Simão Barroso (sub-20).




Os grandes destaques da delegação do CX A2D foram as excelentes prestações obtidas por Simão Barroso (Sub-20, 3.º lugar ex-aqueo), José Santos (Sub-18, 5.º lugar), João Pedro Afonso (Sub-14, 10.º lugar ex-aqueo) e José João Pinto (Sub-12, 6.º lugar ex-aqueo).



Finalmente, em excelente plano, também, estiveram Duarte Abreu (Sub-12, 15.º lugar), João Diogo Pereira (Sub-10, 12.º lugar ex-aqueo), e Guilherme Leal (Sub-10, 27.º lugar ex-aqueo).
Os títulos foram distribuídos por oito clubes diferentes, numa boa demonstração da variedade geográfica dos novos campeões. Assim, a Académica de Coimbra, a Escola de Xadrez do Porto e o Clube de Xadrez do Colégio Português conseguiram dois títulos cada, enquanto Estrelas de S. João de Brito, Santoantoniense, GD Dias Ferreira, Fórum Airão São João, CCD Corvos do Lis, Academia de Xadrez de Gaia, NS S. Miguel e FC Barreirense tiveram um campeão cada um.
Atendendo aos resultados obtidos por estes jovens atletas do CX A2D pode considerar-se como uma aposta ganha, a formação contínua de atletas, dirigentes e treinadores, revelando-se numa progressão efetiva e consistente nos dezasseis anos de existência. A delegação do CX A2D contou com o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, Colégio do Ave, Associação Académica da Didáxis-A2D, bem como de todos os Encarregados de Educação, contribuindo de forma central para a comodidade e organização do transporte dos atletas. Por isso, estas palavras de agradecimento são-lhes dirigidas.