2019/11/12

CMLXXII


Clube de Xadrez A2D na IV Gala do Desporto de Famalicão
Inês Silva vence categoria “Atleta Revelação Feminino”



A IV Gala do Desporto de Famalicão que se realizou na passada segunda-feira, dia 11 de novembro, premiou os jovens campeões do Clube Xadrez A2D. Este evento distinguiu atletas, associações e clubes famalicenses da última época desportiva. O Pavilhão Municipal encheu-se para aplaudir os cerca de 200 atletas e Equipas Campeãs Nacionais que se destacaram nas mais diversas modalidades e competições.





No âmbito "Galardões dos Campeões", a título individual, a WCM Mariana Silva marcou presença pelo quarto ano consecutivo pois voltou a colecionar vários títulos nacionais: Campeã Nacional Universitária Feminina na vertente rápidas (Aveiro, fevereiro 2019) em representação da Universidade do Minho; Campeã Nacional Universitária Feminina na vertente semirrápidas (Aveiro, fevereiro 2019) em representação da Universidade do Minho e Campeã Nacional Sénior na vertente rápidas e clássicas (Portimão, setembro 2019). Também, a WCM Inês Silva foi agraciada, pois conquistou os títulos femininos no seu escalão Sub-18 nas 3 vertentes (rápidas, semirrápidas e lentas), chegando mesmo a vencer o título Nacional Sénior na vertente semirrápidas (Portimão, setembro 2019). Bruno Ribeiro, Bicampeão Nacional Universitário Semirrápidas em representação da Federação Académica do Porto será posteriormente homenageado pelo Sr. Presidente da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, pois encontra-se a estudar em Itália ao abrigo do programa universitário Erasmus.
No que diz respeito aos "Galardões do Júri", Famalicense D’Ouro, o CX A2D esteve presente em duas categorias das oito existentes:
Inês Silva, Atleta Revelação do Ano Feminino (nomeações em 2017 e 2019);
Torneio Internacional Cidade, Evento Desportivo do Ano (nomeações em 2017 e 2019).
Nesta edição, a jovem atleta famalicense, desta vez, venceu na categoria “Atleta Revelação do Ano Feminino” e foi com grande satisfação e orgulho que o jovem clube famalicense CX A2D presenciou a uma distinção ímpar fruto do trabalho de formação que desempenha no concelho de Vila Nova de Famalicão desde 2003.





Os famalicenses foram chamados a decidir para quem iria o galardão do “Evento Desportivo do Ano”, através de uma votação online, e elegeram o Duatlo de Famalicão como o grande vencedor da categoria.

A delegação do CX A2D foi acompanhada pelo Sr. Presidente da Associação Académica da Didáxis, Francisco Assis, e vários Atletas e Encarregados de Educação marcaram a sua presença.



O Futebol Clube de Famalicão foi o grande vencedor da quarta edição da Gala do Desporto de Famalicão ao arrecadar quatro dos oito troféus atribuídos pela autarquia. Os nomes dos vencedores foram ontem revelados, numa noite em que a diversidade desportiva foi apontada como uma das marcas do concelho.
Distinções “muito justas”, na opinião do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que ontem não deixou de destacar a diversidade e heterogeneidade desportiva do concelho, reconhecidas na gala desta segunda-feira com a consagração de mais de 200 atletas e equipas famalicenses que na última época arrecadaram o título de campeões nas diversas modalidades e competições.
“É muito satisfatório ver a quantidade de famalicenses que hoje foram premiados. É um sinal que se passa à comunidade de que o nosso concelho tem condições infraestruturais e capital humano que permitem atingir o topo a nível nacional e internacional”, disse.
O autarca lembrou que Famalicão está a atingir as metas de democratização e diversificação do desporto, mas aproveitou o momento para lançar o repto aos famalicenses para que coloquem a prática desportiva como elemento central e fundamental no seu dia-a-dia com vista a uma melhor qualidade de vida.

Mais informações: