2019/11/02

CMLXXI


TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D
RUI PEDRO GOMES SAGRA-SE VENCEDOR

Decorreu no dia de 2 de novembro o TORNEIO INTERNO DE RÁPIDAS CLUBE XADREZ A2D no polo desportivo do Centro de Investigação e Inovação do Ensino Superior – Vale S. Cosme.

Esta competição xadrezística marcou o arranque da época desportiva 2019/2020 do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis e constituiu um momento marcante nos dezasseis anos de história do clube famalicense, pois foi dado a conhecer a nova "Sala de Competições CX A2D".


A direção e arbitragem da prova esteve a cargo de Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, sendo coadjuvado por Pedro Alves Pinto. Participaram 18 atletas que disputaram 6 partidas num ritmo rápido (5 minutos KO para cada jogador).
O grande vencedor foi Rui Pedro Gomes que alcançou uma performance 100% vitoriosa: 6 vitórias em 6 jogos! Em 2.º lugar posicionou-se o Mestre Nacional Ivo Dias com menos 1 ponto. O pódio absoluto foi completado por Eduardo Viana (3.º), WCM Inês Silva (4.º) e MN Bruno Gomes (5.º) que totalizaram 4 pontos e foram, desta forma, ordenados pelos critérios de desempate.


Este Torneio dirigiu-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o convívio entre os xadrezistas mais novos e mais experientes, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas”, garantindo, assim, a continuidade da formação de jovens xadrezistas famalicenses, preparando os seus atletas para competições nas vertentes escolar e federada.
Esta iniciativa contou com o apoio da AXDB, CIIES-Vale S. Cosme e CX A2D e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante do pelouro do Desporto da CMVNF, José Neves, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Presidente da A2D, Francisco Assis e do Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira. 


O veterano Eduardo Viana, recém-chegado à família do CX A2D, quis presentear o clube com a oferta de livros de Xadrez que constituirão uma mais valia para a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos xadrezistas do CX A2D.

No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho de formação que o CX A2D tem desenvolvido a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras. Para finalizar, José Neves mostrou disponibilidade e continuidade no apoio por parte do município famalicense “às iniciativas que o CX A2D tem apresentado e a abertura da nova Sala de Competições CX A2D é o corolário do trabalho em parceria que tem sido desenvolvido em prol da divulgação e afirmação deste jogo-ciência”.

Mais informações: