2019/09/22

CMLXVIII


CAMPEONATO DISTRITAL DE RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CX A2D ATINGE PÓDIO ABSOLUTO NAS SEMRRÁPIDAS
JOSÉ SANTOS VICECAMPEÃO DISTRITAL RÁPIDAS
AXDB HOMENAGEIA CAMPEÕES DISTRITAIS DE JOVENS 2018/2019

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Coletivo na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 21 de setembro, sábado, na Junta de Freguesia de Perre – Viana do Castelo, com arbitragem e direção da prova a cargo de Renato Peres coadjuvado por João Pacheco.
Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 7 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas com 6 sessões, que contou com a participação de 13 equipas reunindo um total de 52 atletas participantes.


A equipa vencedora da parte da manhã e de tarde foi a equipa vimaranense Fórum Aião SJ que fez valer o seu favoritismo inicial ao apresentar uma equipa constituída por 4 xadrezistas espanhóis e apenas 1 português onde se destacou o Grande Mestre David Larino, TOP 50 Espanha!

O CX A2D apresentou 3 equipas no Torneio de Rápidas e as equipas A e B classificaram-se em 5.º lugar ex-aqueo e a equipa C posicionou-se em 8.º lugar ex-aqueo.
A Equipa A foi constituída por José Santos, Simão Barroso, Mário Oliveira, Vítor Carvalho; a equipa B por: José João Pinto, João Diogo Pereira, Duarte Abreu e João Pedro Afonso; a equipa C por: Guilherme Leal, Tiago Luís Silva, Pedro Pinto e Carlos Dias.
No Torneio de Semirrápidas o CX A2D apresentou 2 equipas e as equipas A e B classificaram-se em 3.º e 9.º lugares, respetivamente. A Equipa A foi constituída por José Santos, Simão Barroso, Carlos Marco Pereira, Mário Oliveira e Vítor Carvalho; a equipa B por: José João Pinto, João Diogo Pereira, Duarte Abreu, João Pedro Afonso e Tiago Luís Silva.
Na cerimónia de encerramento a AXDB homenageou os Campeões Distritais de Jovens da época 2018/2019: Sub-08-João Diogo Pereira (CX A2D); Sub-10-José João Pinto (CX A2D); Sub-12-Rodrigo Peres (ADC Perre); Sub-14-Pedro Gil Silva (Fórum Airão SJ); Sub-16-José Santos (CX A2D); Sub-18-Bruno Mendes e Sub-20-Gonçalo Martins (AX Barcelos).

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Individual na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no dia seguinte, 22 de setembro, domingo, na Junta de Freguesia de Perre – Viana do Castelo, com arbitragem e direção da prova a cargo de Renato Peres coadjuvado por Carlos Dias e João Pacheco.
Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 7 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas, também, com 7 sessões, que contou com a participação de 13 equipas reunindo um total de 32 atletas participantes.
Da parte da manhã o Mestre Nacional Paulo Pinho fez valer o seu favoritismo inicial com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos! No entanto, a grande revelação deste Torneio foi o jovem atleta do CX A2D José Santos (5,5 pontos) que se sagrou Vice-Campeão Distrital pelo segundo ano consecutivo, beneficiando de melhor coeficiente de desempate que Álvaro Guimarães (CX Braga) que fechou o pódio absoluto.


Da parte de tarde, a incerteza e luta pelos primeiros lugares durou até aos últimos movimentos do Campeonato Distrital de Semirrápidas… Desta vez, três atletas totalizaram 5,5 pontos em 7 possíveis ocupando o 1.º lugar. Álvaro Guimarães (CX Braga) foi mais feliz nos critérios de desempate e sagrou-se o grande vencedor, conquistando o seu segundo título nesta vertente (2004 e 2019). Com os mesmos pontos que o 1.º lugar classificaram-se, respetivamente, em 2.º e 3.º lugares Orlando Ribeiro (CX Escola João de Meira) e José Santos (CX A2D).



O CX A2D ainda se fez representar por mais 4 atletas: Rui Pedro Gomes (5.º lugar Rápidas; 11.º lugar Semirrápidas), João Pedro Afonso (15.º lugar Rápidas; 12.º lugar Semirrápidas), José João Pinto (17.º lugar Rápidas; 8.º lugar Semirrápidas), Pedro Pinto (18.º lugar Rápidas) e José Rui Matos (24.º lugar Rápidas; 15.º lugar Semirrápidas).


Mais informações: