2019/07/08

CMLXIII


CAMPEONATO NACIONAL DE SEMIRRÁPIDAS DE JOVENS COLETIVO
CAMPEONATO NACIONAL RÁPIDAS DE JOVENS COLETIVO E INDIVIDUAL
CX A2D CLASSIFICA-SE EM 3.º LUGAR COLETIVO
INÊS SILVA CAMPEÃ NACIONAL SUB-18 E CONQUISTA TRIPLETE
JOÃO DIOGO PEREIRA 3.º LUGAR SUB-08

No passado fim de semana a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou a 7ª edição do Campeonato Nacional de Jovens na vertente Semirrápidas Coletivo (10 minutos para cada jogador completar a partida com 5 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) e Rápidas Coletivo e Individual (3 minutos para cada jogador completar a partida com 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Município de Felgueiras.
O Torneio Coletivo na vertente semirrápidas decorreu no dia 6 de julho no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Felgueiras, com arbitragem a cargo de Carlos Dias, Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), e direção de prova da responsabilidade do Presidente da FPX, Dominic Cross.


O CX A2D fez-se representar por uma equipa Sub-14 a Sub-20 constituída por WCM Inês Silva (4 pontos em 7 possíveis), José Miguel Santos (6 pontos em 7 possíveis), José João Pinto (5 pontos em 7 possíveis) e Simão Barroso (5,5 pontos em 7 possíveis). Desta forma, a jovem equipa famalicense, 4.ª cabeça de série, soube superar-se e fechou o pódio absoluto ao classificar-se em 3.º lugar! A equipa maiata O Amanhã da Criança sagrou-se Campeã Nacional surpreendendo a equipa cabeça de série n.º 1 EX Porto que se classificou em 2.º lugar.
Na categoria mais jovem, Sub-08 a Sub-12, a equipa A da EX Porto sagrou-se Campeã Nacional e o Colégio Português e o CX Sintra classificaram-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No dia seguinte, 7 de julho, a arbitragem esteve a cargo do Árbitro Internacional Carlos Oliveira Dias e a direção de prova manteve-se sob a responsabilidade do Presidente da FPX, Dominic Cross. Esta prova colocou 200 os jovens xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando a alguns jogarem 17 partidas diferentes de xadrez!
A delegação do CX A2D, e fez-se representar por 2 equipas na competição coletiva (SUB08/SUB12 e SUB14/SUB20) e por 9 atletas na competição individual.
Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva em que cada uma das equipas disputou partidas a quatro tabuleiros. 
No final da competição coletiva Sub-14/Sub-20, a equipa do CX A2D, 5.ª cabeça de série, alcançou um precioso 4.º lugar obtendo 3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.  A equipa foi constituída por WCM Inês Silva, José Santos, Tiago Silva/José Rui Matos e Simão Barroso. A equipa maiata O Amanhã da Criança voltou a sagrar-se Campeã Nacional e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se a equipa leiriense CCD Corvos do Lis e a EXP, respetivamente
No final da competição coletiva Sub-08/Sub-12, a equipa do CX A2D apresentou uma equipa com um futuro promissor, que deu excelentes indicações, ao posicionar-se em 5.º lugar. A equipa foi constituída por José João Pinto, João Diogo Pereira, Guilherme Leal / Tiago Sá e Duarte Abreu. A EXP dominou este torneio e a equipa aveirense Colégio Português e CCD Corvos de Lis classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
Da parte da tarde decorreu a competição individual, subdividida em 7 escalões: SUB-08, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18 e SUB-20. Um dos grandes destaques deste evento foi para a WCM Inês Silva, pois ao sagrar-se Campeã Nacional Sub-18 na vertente rápidas (5.º lugar absoluto) conquistou o TRIPLETE NACIONAL FEMININO SUB-18 (lentas, semirrápidas e rápidas). 

Também, em evidência esteve João Diogo Pereira ao classificar-se em 3.º lugar Sub-08 e, desta forma, repetiu o 3.º lugar nacional Sub-08 alcançado na vertente lentas.


Igualmente em grande destaque estiveram Guilherme Leal que alcançou o 8º lugar absoluto no escalão Sub-08; José João Pinto posicionou-se em 7.º lugar no escalão Sub-10; José Miguel Santos classificou-se em 4.º lugar no escalão Sub-16 e Simão Barroso ocupou o 7.º lugar no escalão Sub-18.




O CX A2D fez-se ainda representar por mais três atletas que se posicionaram-se, na classificação absoluta, do seguinte modo: José Rui Matos (Sub-18; 18.º lugar); Tiago Silva (Sub-18; 19.º lugar) e Tiago Sá (Sub-08; 19.º lugar).


Os resultados obtidos pelos jovens atletas do CX A2D deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que veem obtendo bons resultados a médio e longo prazo como estas competições o comprovaram.
Mais informações: