2019/07/08

CMLXII


CIRCUITO NACIONAL CLÁSSICAS DE XADREZ
CX A2D AFIRMA-SE NO PROFIGAIA OPEN
CONTAGEM DECRESCENTE PARA A SÉTIMA EDIÇÃO DO TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE FAMALICÃO
Realizou-se em Vila Nova de Gaia entre os dias 28 de junho e 02 de julho, a 19ª edição do Profigaia Open. Esta competição esteve inserida no Circuito Nacional de Clássicas da FPX referente à época 2018/2019 e contou ainda com a participação de 114 xadrezistas.
Sérgio Rocha (FC Barreirense) impôs o seu jogo desde de inicio da competição mostrando a sua vontade em vencer esta prova, o Mestre Internacional Português que era o numero 3 do ranking inicial atrás de Francisco Veiga e André Sousa provou uma vez mais o seu poderio em jogos de ritmo clássico terminando a competição com 6,0 pontos em 7 possíveis, fruto de 5 vitórias e 2 empates tornando-o desta forma vitorioso na competição e arrecadou 500 euros de prémio monetário. No segundo lugar ficou António Fróis, o Mestre Internacional da AX Gaia que até à entrada para última sessão discutiu a liderança com Sérgio Rocha acabou por garantir o segundo posto da classificativa com 6,0 pontos e 300 euros de prémio monetário. A fechar o pódio ficou o Francisco Veiga (EX Porto) também com 6,0 pontos e 200 euros de prémio monetário.


O Clube de Xadrez A2D fez-se representar por cinco atletas e quatro deles destacaram-se com 5 pontos e 8.º lugar ex-aqueo, mas com a classificação final definida pelos critérios de desempate do seguinte modo: Carlos Novais (8.º lugar, 100 euros de prémio monetário), João Romano (12.º lugar), WCM Inês Silva (14.º lugar, 1.º lugar Feminino e 3.º lugar Sub-18) e a WCM Mariana Silva (15.º lugar). 




Os atletas mais jovens, José João Pinto (Sub-10) e José Miguel Santos (Sub-16), continuaram a dar provas da sua progressão xadrezística ao posicionarem-se em 19.º e 58.º lugares ex-aqueo, respetivamente.




O Circuito Nacional de Clássicas da FPX referente à época 2018/2019 finalizará com a realização do VII Torneio Internacional Cidade Famalicão. Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional entre os dias 28 de julho a 3 de agosto, pois nessa semana decorrerá, pelo  sétimo ano consecutivo  , o VII Torneio Internacional Cidade de Famalicão (8ª de 8 provas de apuramento do Circuito Nacional de Clássicas da Federação Portuguesa de Xadrez). A prova é organizada pelo Clube de Xadrez A2D contando com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez,  AXDB - Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Pais Encarregados Educação Didáxis - Vale S. Cosme e da Cooperativa de Ensino Didáxis.
O Diretor do Torneio é o Coordenador do Clube de Xadrez A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do Árbitro Internacional Eduardo Viana que será coadjuvado pelo AI Paulo Rocha (transmissão de partidas online) e pelo Presidente da AXDB, Carlos Dias.


O prize-money de 3250 euros é um forte aliciante à participação dos melhores jogadores nacionais e referências do xadrez internacional, em que o 1º lugar arrecadará 1000 euros, 2º lugar – 750 euros, 3º lugar - 500 euros, 4º lugar - 350 euros, 5º lugar - 250 euros e 6º ao 10º classificados - 60 euros. A realização de 9 sessões permitirá a obtenção de normas de Mestre Internacional de Xadrez e a respetiva subida hierárquica no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez. Desta forma, 20 Mestres Titulados já confirmaram a sua inscrição o que constitui um recorde de participação em relação às edições transatas.
Em paralelo, decorrerá no dia 28 de julho na Sala de Xadrez do CX A2D a Ação de Formação "Inteligência Emocional e Orientações técnico-pedagógicas no jogo de xadrez de competição - Parte II", depois do sucesso que a Parte I obteve no ano anterior. Também, nos dias 30 de julho, 1, 2 e 3 de agosto de decorrerá um Curso de "Árbitros de Xadrez".


Por isso o VII TICF afirma-se nesta edição para além da componente competitiva, também com uma componente formativa ímpar o que constitui uma mais-valia para o desenvolvimento do Xadrez Distrital e Nacional.
A Conferência de Imprensa realizar-se-á no dia 23 de julho no Auditório Senador Sousa Fernandes na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e contará com a presença de todas as entidades que apoiam o VII TICF.

Mais informações:
https://vimeo.com/345357878 (Vídeo de divulgação VII TICF)
https://ticf.webnode.pt/ (Sítio oficial do VII TICF)