2018/04/02

DCCCXCV


CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ 2018
Bruno Ribeiro Vice-Campeão Nacional Sub-20
Mariana Silva Campeã Nacional Sub-20
Inês Silva Vice-Campeã Nacional Sub-18

Decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso, entre os dias 24 e 28 de março, o Campeonato Nacional de Jovens de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos para cada jogador acabar a partida com 30 segundos de incremento por cada lance efetuado). Os Campeonatos Nacionais de Jovens foram organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel.
 A competição nacional de jovens subdividiu-se em 7 torneios, designadamente sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, num total de 340 jogadores participantes que  disputaram 16 títulos, 14 individuais e dois coletivos.
O Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis participou neste torneio pela décima quinta vez consecutiva, fazendo-se representar por 10 atletas, sendo o balanço muito positivo, perspetivando-se, com efeito, o desenvolvimento da modalidade e a respetiva sedimentação, pois o CX A2D fez-se representar em todos os escalões exceto Sub-12.
O responsável pela delegação do jovem clube famalicense foi o professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, que contou com o apoio técnico de João Romano (Capitão da Equipa B do CX A2D) e do MN Ivo Dias (membro efetivo da Equipa A do CX A2D).


Foi, pois, com enorme satisfação que se registou a nível individual a conquista do 1º lugar feminino no escalão Sub-20 pela atleta WCM Mariana Silva (4 pontos; 5º lugar absoluto). Na última época do seu percurso jovem, Mariana Silva colecionou mais um título nacional feminino totalizando 7 troféus nacionais conquistados desde a sua estreia como atleta federada na época 2010/2011.


Bruno Ribeiro, também no escalão Sub-20, lutou pelo título nacional Sub-20 até à 7ª e última sessão alcançando uma performance invicta, 4 vitórias e 3 empates, o que se traduziu num meritório 2º lugar isolado a 1 ponto do Campeão Nacional Sub-20 André Dionizio (6,5 pontos; AA Coimbra). O jovem atleta famalicense terminou o seu percurso jovem como começou: Vice-Título Nacional Sub-08 (2005/2006) e agora conquistou o Vice-Título Nacional Sub-20 (2017/2018).


No escalão Sub-18, a atleta Inês Silva arrecadou o Vice-Título Nacional Sub-18 (3,5 pontos; 10º lugar absoluto) e lutou pelo 1º lugar feminino até à última sessão, mas não foi feliz nas 2 últimas rondas. A grande vencedora foi WFM Rita Jorge (4,5 pontos; Galitos/Grupel) e o vencedor absoluto foi o MN Henrique Paiva (EX Porto).

No escalão Sub-16, o atleta José Santos merece destaque ao posicionar-se em 7º lugar ficando a escasso meio ponto do pódio absoluto num a competição vencida pela jovem promessa do Xadrez Nacional Bruno Martins (6 pontos; Ateneu do Montijo).

Os atletas mais jovens do CX A2D, alunos do Colégio do Ave, participaram nos escalões Sub-08 (37 participantes) e Sub-10 (78 participantes) deram excelentes indicações para o futuro na sua estreia como federados na presente época desportiva 2017/2018. João Diogo Pereira classificou-se em 12º lugar (4 pontos em 7 jogos) no escalão mais jovem e chegou a ser líder à entrada para a 4ª sessão, mas não foi feliz perante o Campeão Nacional Sub-08 Gustavo Filipe (6,5 pontos; EX Porto). No escalão Sub-10 os atletas Duarte Abreu (5,5 pontos em 8 jogos) e José João Pinto (4,5 pontos em 8 jogos) obtiveram excelentes prestações ao classificarem-se em 9º e 30º lugares, respetivamente. O Campeão Nacional Sub-10 foi Daniel Silva (7,5 pontos; Ax Gaia).



Os restantes três atletas que vestiram as cores da Didáxis posicionaram-se, na classificação absoluta, do seguinte modo: Carlos Daniel Sampaio (Sub-14; 31º lugar; 3 pontos em 7 jogos); Pedro Vieira Carvalho (Sub-16; 44º lugar; 2,5 pontos em 7 jogos) e Simão Barroso (Sub-18; 18º lugar; 3 pontos em 5 jogos disputados).
Atendendo aos resultados obtidos por estes jovens atletas do CX A2D pode considerar-se como uma aposta ganha, a formação contínua de atletas, dirigentes e treinadores, revelando-se numa progressão efetiva e consistente na última década!

O CX A2D gostaria de agradecer o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, da Associação Académica da Didáxis, da Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, da Associação de Pais do Colégio do Ave, bem como, aos Encarregados de Educação pela sua organização no transporte e toda a logística necessária para o bem-estar dos nossos atletas.
Jornal Opinião Pública, dia 5 de abril

Jornal Cidade Hoje, dia 5 de abril


Mais informações:


0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home