2018/02/03

DCCCLXXXVII

2º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE A
José Santos vence Torneio Juvenil
Henrique Guimarães vence Torneio Infantil
Colégio do Ave faz pleno no escalão Infantil A


No passado dia 3 de fevereiro deu-se continuidade à época de Xadrez Escolar do presente ano letivo 2017/2018. A Escola Secundária Carlos Amarante organizou o 2º Encontro Distrital Escolar - Série A e esta prova contou com a participação de 68 alunos provenientes de Escolas do Concelho de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão: CLIB, Escola Secundária Carlos Amarante, Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques, Escola E.B 2,3 João de Meira e Didáxis – Vale S. Cosme, bem como,  bem como, Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.
A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento escaquístico foi o professor José Monteiro.

Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, que durante 6 sessões viveram emoções até ao cair da seta do relógio numa manhã de sábado!
Este evento xadrezístico foi dividido em dois Torneios, Torneio Infantil destinado aos alunos dos escalões Infantil B, Infantil A e Benjamins; e o Torneio Juvenil destinado aos alunos dos escalões Iniciado e Juvenil.
O Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Vale S. Cosme fez-se representar por 19 alunos provenientes de 3 Escolas: Didáxis-Vale S. Cosme, Didáxis-Riba de Ave e Colégio do Ave.


No Torneio Juvenil, o grande vencedor no escalão Juvenil foi o aluno famalicense Simão Barroso, atual Vice-Campeão Regional Escolar Juvenil, da Didáxis – Vale S. Cosme que obteve 5 pontos em 6 jogos (4 vitórias e 2 empates). No escalão Iniciados o aluno vimaranense José Santos (Escola EB 2,3 João de Meira), também, obteve uma performance invicta, 5 vitórias e um empate, e não deu qualquer hipótese à concorrência.





No Torneio Infantil, o grande vencedor no escalão Infantil B foi o aluno vimaranense Henrique Guimarães (Escola EB 2,3 João de Meira) que efetuou um percurso 100% vitorioso: 6 vitórias em 6 jogos. No escalão Infantil A o Colégio do Ave confirmou o seu domínio nesta categoria ao ocupar, mais uma vez, na sua totalidade o pódio individual absoluto. Os alunos Tomás Carvalho (3º lugar geral), José João Pinto (4º lugar geral) e Pedro Lima (14º lugar geral) classificaram-se em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente, na categoria mais jovem do Desporto Escolar.


Nos próximos dias 3 de março (Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques) e 10 de março (Escola EB 2,3 João de Meira) realizar-se-ão os próximos encontros distritais escolares relativos à Série A que visam apurar os melhores alunos juvenis de cada Série (A, B) para a Final Distrital Escolar de Xadrez Infantil e Juvenil.

Mais informações:

http://chess-results.com/tnr330473.aspx?lan=10&art=1&wi=821