2018/01/07

DCCCLXXXV

XL TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
DIDÁXIS APURA DUAS EQUIPAS PARA 1/8 AVOS DE FINAL

A XL Taça de Portugal de Xadrez é a prova mais simbólica do calendário oficial da FPX da época 2017/2018, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efetuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência xadrezística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objetivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
O CX A2D é representado nesta prova com duas equipas que disputaram no passado sábado, dia 6 de janeiro, os dezasseis avos de final.

A Equipa A, atual detentora do troféu, defrontou “em casa” a equipa matosinhense Grupo Desportivo Dias Ferreira “A”, atual Vice-Campeã Nacional da 1ª Divisão, e este confronto prometia ser “um dos jogos do dia”… Após duas horas de jogo, a jovem equipa famalicense impôs-se no 2º e 4º tabuleiros com vitórias do MN Ivo Dias e Luís Romano perante Guilherme Martins (FC) e Ricardo Andrade, respetivamente. Carlos Novais definiu mais uma histórica vitória para o CX A2D “A”, ao empatar com Constantino Gudlack por repetição de lances três vezes consecutivas. Com o resultado já definido (2,5-0,5), no 1º tabuleiro o MF Luís Silva (Capitão) não foi feliz perante o MN João Guerra e Costa, fixando-se o resultado final em 2,5-1,5. 
A Equipa B, também, defrontou em casa a “equipa sensação” desta prova, Escola do Xadrez do Porto C, que vinha de uma vitória histórica à equipa maiata Amanhã da Criança que milita atualmente na 1ª Divisão Nacional… Todavia, a jovem equipa famalicense "cilindrou" pela margem máxima, 4 vitórias nos quatro tabuleiros e, desta forma, o CX A2D alcançou mais um feito inédito na participação desta prova nacional, ao assegurar a presença de duas equipas nos Oitavos de Final da Taça de Portugal pela terceira vez (2013, 2016, 2018). A equipa B foi formada por João Romano (Capitão), Inês Silva, Bruno Ribeiro e José Santos.

A próxima eliminatória, Oitavos de Final, reunirá dezasseis equipas no dia 5 de maio que aspiram com a conquista da 40ª Taça de Portugal de Xadrez:
CX A2D_A, CX A2D_B, GX Porto_A, EX Porto_D, AX Barcelos, CX Montemor-O-Velho/CTGA, CR Estarreja, Profigaia/Escola Profissional_A, AX Gaia_A, AA Coimbra, AXPortugal/Atlatidiagonal_A, AXPortugal/Atlatidiagonal_B, GD Cavadas, Clube EDP, ADRC Mata de Benfica e NS São Miguel.

Mais informações: