2018/01/06

DCCCLXXXIV

IVO DIAS BRILHA NO II Lisbon Christmas Chess Open


Decorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro um dos mais fortes Torneios Abertos de Xadrez realizado em Portugal, II Lisbon Christmas International Open, organizado pela Academia de Xadrez de Portugal que decorreu no Centro de Bridge de Lisboa.
Este evento realizou-se em sistema suíço de nove sessões, com um ritmo de reflexão de 1h30m para toda a partida, acrescidos de 30 segundos por cada movimento efetuado, verificando-se quatro sessões duplas, uma de manhã e outra à tarde. Desta forma, este Torneio Internacional de Xadrez pautou-se por um programa de grande exigência e extremamente desgastante, que obrigou a uma excelente preparação física para conseguir manter a qualidade necessária para um bom desempenho por parte dos 51 jogadores participantes, representando 7 países, num total de 4 mestres titulados internacionalmente.
A 1ª prova deste evento xadrezístico realizou-se em dezembro de 2014 e depois de um interregno de duas épocas, a 2ª edição decorreu no mês de dezembro entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2017 totalizando um prize-money de 1400 euros.
O CX A2D fez-se representar pelo jovem atleta famalicense MN Ivo Dias que, desta forma, mediu forças com experientes jogadores do circuito nacional e internacional. Ao posicionar-se em 4º lugar (6 pontos em 9 jogos) arrecadou um prémio monetário de 125 euros.
O grande vencedor foi o MI Paulo Dias que venceu isolado ao alcançar 8 pontos e uma performance invicta (7 vitórias e 2 empates) levando para casa um prémio de 300 euros. Com 7 pontos, Modesto Mendes (Independente FC Torrense) e José Guilherme Santos (GX Alekhine) completaram o pódio absoluto ao posicionarem-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.



Mais informações: