2017/11/14

DCCCLXXI

MESTRE FIDE LUÍS SILVA REPRESENTA PORTUGAL
NA ELITE DO XADREZ EUROPEU

A Seleção Portuguesa de Xadrez classificou-se em 35.º lugar no Campeonato da Europa, prova que juntou em Hersonisos (Creta, Grécia) as mais fortes formações do Continente.
A equipa lusa, que era a número 34 à partida (entre 40 seleções), efetuou assim um Europeu dentro do esperado. No cômputo geral, Portugal somou três vitórias e seis derrotas, totalizando 6 pontos (14 na soma dos resultados parciais).
Os cinco xadrezistas portugueses convocados pelo Selecionador Nacional, MF António Pereira dos Santos, foram: Jorge Ferreira (MI, 2499), António Fernandes (GM, 2442), André Ventura Sousa (MI, 2405), Luís Silva (MF, 2355) e David Martins (MI, 2384).
 
Desta forma, o atleta famalicense Luís Miguel Neves da Silva, com apenas 22 anos, estreou-se na Seleção Nacional o que constituiu motivo de orgulho e regozijo para o Clube de Xadrez A2D, equipa que representa desde os 10 anos de idade, Concelho de Vila Nova de Famalicão e da própria Associação de Xadrez de Distrito de Braga, já que é o primeiro atleta famalicense e do próprio distrito de Braga a vestir as cores da Seleção Absoluta de Xadrez! Atualmente detentor do título de Mestre FIDE, Luís Silva “conquistou” o direito a representar Portugal e o concelho de Vila Nova de Famalicão nesta competição, depois de realizar uma época fantástica a nível Individual (Bicampeão Nacional do Circuito de Semirrápidas de Xadrez, Campeão Nacional Universitário, Vice-campeão Nacional Absoluto nas vertentes Rápidas e Semirrápidas) e Coletivo (vencedor da Taça de Portugal 2016/2017 e Super Taça de Portugal de Xadrez 2017/2018 em representação do Clube de Xadrez A2D no 1º tabuleiro).
O título europeu na categoria absoluta foi conquistado pelo Azerbaijão, seguido da Rússia e da Ucrânia. Em femininos, a vencedora foi a Rússia, cabendo os outros lugares do pódio à Geórgia e à Ucrânia.

 
 
Mais informações: