2017/10/15

DCCCLXV

CAMPEONATO DISTRITAL COLETIVO DE RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CLUBE DE XADREZ A2D VENCE DISTRITAL DE XADREZ SEMIRRÁPIDAS E COLECIONA VICE-TÍTULO DISTRITAL DE XADREZ RÁPIDAS

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Coletivo na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 14 de outubro, sábado, na Associação vimaranense Vaca Negra – Urgeses, com arbitragem e direção da prova a cargo de Fernando Costa.
Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 7 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas com 5 sessões, que contou com a participação de 9 equipas reunindo um total de 40 atletas participantes.
A equipa vencedora da parte da manhã foi a equipa A do GDR Amigos de Urgeses (4 vitórias e 3 empates) e a equipa famalicense CX A2D A ficou a um escasso ponto da liderança (5 vitórias, 1 empate e 1 derrota), classificando-se em 2º lugar. A equipa bracarense CX Braga fechou o pódio absoluto a par da equipa B do CX A2D.

Da parte da tarde, a equipa B do CX A2D, atual Vice-Campeão Nacional da III Divisão, causou sensação ao conquistar o título coletivo de semirrápidas, depois de vincar a sua supremacia com uma prestação 100% vitoriosa! Desta forma, a jovem equipa famalicense escreveu uma inolvidável página no palmarés distrital fechando a época 2016/2017 em beleza! Desta vez, a equipa A do GDR Amigos de Urgeses classificou-se em 2º lugar e o CX Escola João de Meira e o CX A2D A partilharam o 3º lugar do pódio absoluto.

O CX A2D fez-se representar por 3 equipas (recorde de participação!):
Equipa A: MN Ivo Dias, Carlos Novais, Rui Pedro Gomes, Mário Oliveira e Nuno Cachada.
Equipa B: João Romano, Mariana Silva, Inês Silva e Bruno Ribeiro.
Equipa C: Vítor Carvalho, João Bastos, José Sereno Santos, Carlos Daniel Sampaio, Carlos Dias e Pedro Carvalho.
Mais informações:


CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL DE RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CARLOS NOVAIS VENCE DISTRITAL DE XADREZ RÁPIDAS E COLECIONA VICE-TÍTULO DISTRITAL DE XADREZ SEMIRRÁPIDAS

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 15 outubro, domingo, na Associação vimaranense Vaca Negra – Urgeses, com arbitragem e direção da prova a cargo de Fernando Costa.
Da parte da manhã decorreu o Torneio Individual de Rápidas que contou com a participação de 22 atletas. O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consistiu numa partida com duração aproximada de 10 minutos (5 minutos + 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado). 

O grande vencedor foi o jovem atleta famalicense Carlos Novais (Clube de Xadrez A2D) e, desta forma, conquistou o seu terceiro título distrital absoluto na vertente mais rápida do “jogo das 64 casas” (2007, 2008 e 2017). Este feito notável foi possível graças a uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos disputados. Em 2º lugar classificou-se o veterano Álvaro Guimarães (CX Braga) e o último lugar do pódio absoluto foi partilhado por dois atletas, Sergey Demyanchuk (CX Braga) e pelo jovem atleta famalicense José Sereno Santos (CX A2D) o que se revelou uma agradável surpresa. O CX A2D fez-se representar, também, por Carlos Daniel Sampaio e Carlos Dias que se posicionaram em 15º e 16º lugares, respetivamente.
Da parte de tarde realizou-se o Torneio Individual de Semirrápidas onde cada partida tinha a duração aproximada de 30 minutos (15 minutos + 3 segundos de acréscimo por cada lance efetuado). O grande vencedor foi Carlos Machado (GDR Amigos de Urgeses) que surpreendeu na penúltima sessão Carlos Novais (CX A2D), até então líder da prova, e desta forma classificou-se em 2º lugar. O último lugar do pódio absoluto foi ocupado por Flávio Peixoto (CX Braga).
Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do GDR Amigos de Urgeses, representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Guimarães.
Mais informações: