2017/07/02

DCCCXLI

QUARTOS DE FINAL DA TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
CLUBE XADREZ A2D APURA-SE PARA A FINAL FOUR

Os Quartos-de-Final da 39ª edição da Taça de Portugal de Xadrez por Equipas, referente à época 2016/2017, decorreram, no dia 1 de julho, em Coimbra. O Centro Norton de Matos organizou, em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Xadrez de Coimbra, esta eliminatória reunindo 8 equipas que sonhavam com um lugar na FINAL FOUR da mais emblemática prova do calendário competitivo coletivo.
A equipa A do Clube de Xadrez A2D depois de já ter eliminado as duas melhores equipas nacionais, GD Dias Ferreira e AX Gaia, nos 1/16 e 1/8 avos de Final, respetivamente, partia como favorita para o confronto com a equipa gaiense PROFIGAIA. Após 3 horas de jogo, os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenacidade e ambição com duas vitórias no 1º e 2º tabuleiros e uma derrota no 4º tabuleiro. Mário Oliveira (tabuleiro 4) não conseguiu contrariar a força de jogo de Pedro Marinho, mas nos dois primeiros tabuleiros o MF Luís Silva e o MN Ivo Dias derrotaram de forma convincente Miguel Ferreira e Bruno Figueiredo, respetivamente. Com a eliminatória decidida a favor da jovem equipa famalicense, Luís Romano (CX A2D) empatou com Carlos Pereira (Profigaia) no tabuleiro 3 e desta forma fixou o resultado final em 2,5-1,5.

O CX A2D repete a presença na Final Four da Taça de Portugal de Xadrez, depois de ter assegurado presença por duas vezes (2015/2016 e 2012/2013) e sonha em melhorar o resultado da sua participação nas edições anteriores.
O sorteio da Meia Final da Taça de Portugal de Xadrez realiza-se na próxima semana e a Final Four terá lugar a 15 de julho, em Leiria, e as 4 equipas apuradas para a Meia Final são:
- CX A2D (2a Divisão)
- Académica de Coimbra (1a Divisão)
- GX Porto (1a Divisão)
- Amadora Xadrez (2a Divisão).

Mais informações: