2017/06/11

DCCCXXXIX

CAMPEONATO NACIONAL ABSOLUTO EM XADREZ RÁPIDO
LUÍS SILVA VICE-CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO

A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou o 47º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Rápidas com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Almada. Este Torneio decorreu no dia 10 de junho no Pavilhão Municipal de Almada e revelou-se um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando alguns a jogarem 18 partidas diferentes de xadrez de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por cada lance.
A delegação do Clube de Xadrez A2D fez-se representar na competição coletiva por 2 equipas e por 7 atletas na competição individual.
Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva que contou com 38 equipas participantes que disputaram cada uma delas 7 partidas. No final da competição o FC Barreirense sagrou-se Campeão Nacional de Rápidas por Equipas, com 6 vitórias em 7 jogos e 1 empate, obtendo um prémio monetário de 250 euros. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se as equipas EX Porto A (prémio de 150 euros) e Amadora Xadrez A (prémio de 100 euros). 
As equipas A e B do Clube de Xadrez  A2D classificaram-se em 22º e 31º lugares, respetivamente. A equipa A foi formada por MF Luís Silva (Capitão), WCM Mariana Silva, João Romano e Bruno Ribeiro, totalizando 3 vitórias e 4 derrotas. A equipa B foi formada por Inês Silva (Capitão), José Santos e Simão Barroso somando 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.



Da parte da tarde decorreu a competição individual e foi composta por 11 rondas, onde foram 150 os jogadores presentes, em que 23 eram titulados a nível internacional e nacional, dando uma competitividade e emotividade acrescida à prova. Nesta prova individual viveram-se emoções até ao “último segundo”, cabendo ao Mestre Internacional Rui Dâmaso (FC Barreirense; 9,5 pontos) a conquista do seu sexto título absoluto de Campeão Nacional obtendo 8 vitórias e 3 empates e um prémio monetário de 300 euros. Um dos grandes destaques nesta competição individual foi, também, o Vice Título Nacional conquistado pelo jovem Mestre FIDE famalicense Luís Silva (CX A2D), com os mesmos pontos que o 1º classificado mas pior coeficiente desempate, com um prémio monetário de 200 euros, repetindo o Vice Título Nacional conquistado na época passada. O último lugar do pódio absoluto foi ocupado pelo Grande Mestre António Fernandes (8,5 pontos; prémio de 100 euros), atual Campeão Nacional Absoluto na vertente Lentas.




Neste evento, a delegação do CX A2D foi composta por mais 6 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: João Romano (25º lugar; 6 pontos), Simão Barroso (49º lugar; 6 pontos), José Santos (71º lugar; 5,5 pontos), Mariana Silva (76º lugar; 5,5 pontos), Bruno Ribeiro (71º lugar; 6 pontos), Bruno Ribeiro (85º lugar; 5,5 pontos) e Inês Silva (92º lugar; 5 pontos).

Mais informações:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home