2017/05/21

DCCCXXXV

CX A2D Vice-Campeã Nacional Jovens de Xadrez Semirrápido


Decorreram no dia 21 de maio, no novo pavilhão do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), os Campeonatos Nacionais de Semirrápidas de Jovens por Equipas nas duas categorias representativas – Sub-08 a Sub-12 e Sub-14 a Sub-20.
O CX A2D fez-se representar por uma equipa Sub-14 a Sub-20 e sonhava alcançar o campeonato depois de na época transata classificar-se em 3º lugar coletivo. Neste Torneio foi muito equilibrado e a emoção manteve-se até aos últimos lances. O conjunto da EX Porto entrou na sétima e derradeira jornada com vantagem e soube-a gerir. Terminou igualdade em pontos com o CX A2D (19 pontos), mas beneficiou de um melhor desempate, graças ao triunfo no confronto direto. O terceiro lugar foi pra o Clube dos Galitos/Grupel, com 18 pontos.
O Chefe de delegação do jovem clube famalicense foi o Professor Carlos Dias e CX A2D fez-se representar pelo MN Ivo Dias (6 pontos em 7 possíveis), Bruno Ribeiro (5,5 pontos em 7 possíveis), Inês Silva (3,5 pontos em 7 possíveis) e José Santos (6,5 pontos em 7 possíveis).
Na categoria mais jovem, Sub-08 a Sub-12, também a equipa da EX Porto averbou a vitória totalizando sete triunfos na prova dos mais jovens (21 pontos), mais 2 do que o conjunto “A” da CXAE Filipa de Lencastre, que ficou em segundo lugar. A equipa do CCD Corvos do Lis fechou o pódio, com 17 pontos.
Estes campeonatos foram o primeiro evento oficial no pavilhão do ISMAI, que foi inaugurado no dia 19 de maio, pelo primeiro-ministro, António Costa.

Mais informações: