2017/03/12

DCCCXXVI

XXXIX TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
DIDÁXIS ALCANÇA FEITO INÉDITO NACIONAL
CX A2D APURA TRÊS EQUIPAS PARA 1/16 AVOS DE FINAL

Decorreu no passado sábado, dia 11 de março, os 1/32 avos de final da 39ª edição da Taça de Portugal de Xadrez por Equipas com ritmo de jogo adotado de 90 minutos mais 30 segundos por jogada, em que cada encontro é disputado a 4 tabuleiros.
Nos 1/32 avos de final estiveram mais de 100 jogadores em jogo de todo o País e a jovem equipa Clube de Xadrez A2D esteve representada por 3 equipas que escreveram mais uma bela página na história do Xadrez Famalicense! Desta forma, as equipas A, B e C do CX A2D garantiram de forma incontestada um lugar nos 1/16 avos de final da prova coletiva mais emblemática do Calendário Federativo do Xadrez Nacional.

A equipa A do Clube de Xadrez A2D visitou o clube maiato Amanhã da Criança, que milita atualmente na 1ª Divisão Nacional, e venceu por 3,5-0,5, num jogo que se avizinhava muito equilibrado. No 1º tabuleiro o MN Ivo Dias (Capitão) empatou e os restantes colegas de equipa venceram, de forma categórica, os seus adversários, Carlos Novais (2º tabuleiro), Luís Romano (3º tabuleiro) e Adriano Macedo (4º tabuleiro), respetivamente.

A equipa B do CX A2D visitou Barcelos e voltou a vencer a equipa AX Barcelos, tal como aconteceu na 3ª Divisão a semana passada, mas desta vez pela margem máxima de 4-0! WCM Mariana Silva, João Romano (Capitão), Bruno Ribeiro e Inês Silva revelaram a sua superioridade em cada tabuleiro.


Finalmente, a equipa C recebeu e venceu a equipa B do CX Braga de forma confortável com vitórias nos 1º, 2º e 3º tabuleiros por Vítor Carvalho (Capitão), José Santos e Simão Barroso, respetivamente. No 4º tabuleiro Carlos Azevedo não foi feliz e definiu o resultado final por 3-1, quando o apuramento já estava garantido.
A próxima eliminatória, os 1/16 de final, realizar-se-á a 25 de março e avizinham-se emoções fortes até ao último lance de cada partida nos 16 encontros que estarão em disputa. 

Mais informações: