2017/01/15

DCCCXVI

1º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE C
DIDÁXIS DOMINA COLETIVAMENTE
ELISA OLIVEIRA VENCE TORNEIO INFANTIL
GONÇALO MARTINS VENCE TORNEIO JUVENIL

No passado dia 14 de janeiro deu-se início a época de Xadrez Escolar do presente ano letivo, 2016/2017. O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis organizou o 1º Encontro Distrital Escolar - Série C com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Este Torneio dirigiu-se aos alunos das Escolas Famalicenses da Didáxis, dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado, Ribeirão e D. Sancho I e das Escolas Barcelenses Didálvi e EBI Fragoso, bem como, às Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.
A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento escaquístico foi o professor responsável do CX A2D Mário Oliveira.
Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, contando com 96 alunos inscritos que durante 6 sessões viveram emoções até ao cair da seta do relógio numa manhã de sábado!
No Torneio Infantil Elisa Oliveira (Agrupamento de Escolas D. Sancho I) fez o pleno: 6 pontos em 6 jogos! O pódio absoluto foi completado pelos alunos da Didáxis, Pedro Gil Silva e Carlos Daniel Sampaio, que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente, que obtiveram 5 pontos. A aluna do Agrupamento de Escolas de Ribeirão Sara Coutinho venceu a categoria feminina (26º lugar, 3 pontos) e o 1º lugar dos escalões Benjamim, Infantil A e Infantil B foi alcançado por alunos do CX A2D, respetivamente, Matiz Ibanez (12º lugar, 4 pontos), Tomás Carvalho (7º lugar, 4 pontos) e Maksym Yavorenko (4º lugar, 5 pontos), respetivamante.












No Torneio Juvenil Gonçalo Martins (Didálvi) foi o grande vencedor obtendo 5,5 pontos em 6 jogos! O pódio absoluto foi ainda constituído por Alice Oliveira (Agrupamento de Escolas D. Sancho I) e Simão Barroso (CX A2D), que se posicionaram, respetivamente, em 2º e 3º lugares. A aluna Sofia Oliveira (Agrupamento de Escolas de Ribeirão) venceu a categoria feminina (10º lugar, 4 pontos) e o 1º lugar dos escalões Iniciado, Juvenil e Júnior foi alcançado por alunos do CX A2D, respetivamente, Pedro Carvalho (7º lugar, 4 pontos), Henrique Peres (4º lugar, 4,5 pontos) e Duarte Costa (19º lugar, 3 pontos).




O CX A2D dominou, mais uma vez, este Torneio individual e coletivamente, pois conquistou 11 prémios individuais dos 14 prémios em disputa!
A cerimónia de Encerramento contou com a presença dos professores responsáveis de cada Escola participante e de José Neves, representante do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. No final do Torneio, José Neves considerou que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.
Nos próximos dias 4 de fevereiro e 5 de março realizar-se-ão os próximos encontros distritais escolares relativos à Série C que visam apurar 20 melhores alunos de cada Série (A, B, C e D) para a Final Distrital Escolar de Xadrez que decorrerá no dia 25 de março.

Mais informações: