2017/01/07

DCCCXV

FIM DE SEMANA XADREZISTICO PLENO DE VITÓRIAS
Equipa A do CX A2D lidera CN Equipas II Divisão – Série A
Equipa B do CX A2D lidera CN Equipas III Divisão – Série A

No passado fim-de-semana, dia 14 de janeiro, o Clube de Xadrez A2D participou em dois eventos escaquísticos com resultados 100% vitoriosos na vertente federada.
As equipas A e B do jovem clube famalicense, Clube de Xadrez A2D, disputaram, em casa, a 2ª sessão das competições coletivas Campeonato Nacional II Divisão – Série A e Campeonato Nacional III Divisão – Série A, respetivamente.
A entrada no ano 2017 foi arrebatadora, pois, mais uma vez, ambas as equipas cilindraram por expressivos 4-0 os clubes adversários. Desta forma, conservaram a liderança no CN Equipas, mantendo intacto o sonho da subida de Divisão nas séries em que participam.

Na 2ª Divisão, a equipa A do CX A2D confirmou o seu favoritismo inicial perante a equipa B da AX Gaia com vitórias convincentes nos quatro tabuleiros em disputa. MF Luís Silva (1º tabuleiro) e MN Ivo Dias (2º tabuleiro) venceram as jovens promessas do Xadrez Espanhol, Alvaro Maquieira e Bernardo Rebollo, respetivamente. O Capitão do CX A2D, MN Bruno Gomes (2º tabuleiro), e Luís Romano (4º tabuleiro), também, se superiorizaram perante Hugo Sousa e Rúben Freitas, respetivamente.

Na 3ª Divisão, a equipa B defrontou o cabeça de série nº 2 da prova, CX Braga, o que à partida avizinha-se um embate difícil de superar. No entanto, os jovens atletas famalicenses foram imperiais ao dominarem desde a “Abertura até ao Final os quatro jogos disputados”. As atletas olímpicas Mariana Silva (1º tabuleiro) e Inês Silva (4º tabuleiro) venceram, de forma elegante, Álvaro Guimarães e David Fernandes, respetivamente. João Romano (2º tabuleiro) e Bruno Ribeiro (3º tabuleiro), também, foram exímios e carimbaram mais duas vitórias perante os russos Sergey Demyanchuk e Yaroslav Minakov, respetivamente.

A 3ª sessão do CN Equipas disputa-se no próximo dia 18 de fevereiro e as Equipas A e B do CX A2D deslocar-se-ão a Guimarães para defrontar as equipas A e B do GDR Amigos de Urgeses, antevendo-se emoções fortes nas 8 partidas que se irão disputar.
No próximo sábado, 14 de janeiro, inicia-se a época de Desporto Escolar na modalidade Xadrez e, desta forma, a Didáxis-Vale S. Cosme será o palco, durante a manhã, do I Encontro Distrital Escolar de Xadrez – Série C. Esta competição será apoiada pela CMVNF e AXDB e prevê-se a participação de 70 alunos provenientes da Didáxis, Escola Secundária Benjamim Salgado, Escola Secundária D. Sancho, Didálvi, Escola Básica de Fragoso e Escola Básica de Ribeirão.
Mais informações: