2017/01/02

DCCCXIV

III Sunway Sitges International Chess Festival
Luís Silva brilha além fronteiras na Catalunha
Decorreu entre os dias 16 e 23 de Dezembro ,na localidade catalã de Sitges, a 3ª edição do Sunway Sitges International Chess Festival. Esta competição internacional dividiu-se em dois Torneios - Open A e open B (destinado a jogadores com menos de 2000 ELO) - e contou com a participação de 273 atletas, sendo 117 deles titulados (28 GM, 34 IM, 2 WGM, 4 WIM, 34 FM, 6 WFM, 4 CM, 5 WCM) e provenientes de 36 países. Neste evento escaquístico foi adotado o sistema suíço, disputando-se 9 sessões com ritmo de 90 minutos para cada jogador com acréscimo de 30 segundos por cada lance efetuado e de 30 minutos ao lance 40, com o aliciante de um prize-money no valor de 17580 euros (10350 euros para o Open A; 7230 euros para o Open B).
O grande vencedor do Open A, com 7 pontos em 9 possíveis, foi o Grande Mestre russo Evgeny Romanov, depois de se viverem fortes emoções até ao final da 9ª e última sessão. O pódio absoluto foi composto pelos Grandes Mestres de Xadrez Romain Edouard (França) e Josep Lopez Martinez (Espanha) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente, em igualdade pontual com o vencedor.


MF Luís Silva com o GM israelita Evgeny Postny, um dos melhores jogadores mundiais da modalidade!
O Clube de Xadrez A2D fez-se representar, no Open A, pelo Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) Luís Silva (72º do ranking inicial) que se posicionou em 69º lugar, obtendo 5,5 pontos em 9 possíveis. Desta forma, esta participação num dos Torneios Abertos de Xadrez mais fortes do mundo, saldou-se numa experiência extremamente positiva na evolução do jovem atleta famalicense que deu assim mais um passo rumo ao título de Mestre Internacional.

MF Luís Silva deu um passo importante na evolução rumo ao título de Mestre Internacional.
Parabéns!
O CX A2D gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Cooperativa de Ensino Didáxis e à A2D-Associação Académica da Didáxis pelo apoio e patrocínio dados. Desta forma, têm contribuído para a afirmação e consolidação, tanto a nível local, como a nível nacional e até mesmo internacional, do CX A2D assumindo-se como uma referência incontornável no panorama xadrezístico.

Mais informações: