2016/12/30

DCCCXIII

I Torneio de Xadrez com Música
Luís Galego vence em igualdade pontual com Luís Silva

Decorreu no passado dia 30 de dezembro, nas instalações da associação vimaranense Círculo de Arte e Recreio, o I Torneio de Xadrez com Música.
Este evento escaquístico, pioneiro em Portugal, foi contabilizado para elo FIDE, no ritmo Blitz  (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado) e aliou a Música, com concertos de Guitarra Clássica, e o Xadrez, com a organização de um Torneio em se viverão fortes emoções durante as sessões disputadas!
Esta iniciativa marcou o encerramento do III Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, que decorreu entre os dias 22 a 30 de dezembro, e foi organizado pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, contando com o apoio do Círculo Arte e Recreio, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, União das Freguesias de Oliveira, S. Paio, e S. Sebastião e Federação Portuguesa de Xadrez. . A arbitragem esteve a cargo  do presidente da AXDB, Carlos Dias, e o Diretor de Prova foi o professor responsável do CX A2D Mário Oliveira.




O I Torneio de Xadrez com Música reuniu um prize-money no valor de 300 euros e foram 9 os clubes representados, com um total de 50 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 7 rondas. O grande vencedor foi o Grande Mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense, prémio de 150 euros) que beneficiou de melhor desempate que o jovem Mestre FIDE famalicense, Luís Silva (CX A2D, prémio de 100 euros), já que obtiveram o mesmo número pontos, 6,5 pontos, ao empatarem apenas entre si e ganhando os restantes 6 jogos. O jovem barcelense, Diogo Martins (AX Barcelos), fechou o pódio absoluto com 5,5 pontos e arrecadou um prémio monetário de 50 euros.



Por categorias os grandes vencedores foram José Monteiro (Veterano, Amigos de Urgeses), Mariana Silva (Feminino, CX A2D), Diogo Martins (Sub 20, AX Barcelos), Pedro Mendes (Sub 18, CX Escola João de Meira), Inês Silva (Sub 16, CX A2D), Bruno Martins  (Sub 14, Ateneu Montijo), Pedro Gil (Sub 12, CX Ronfe), José Mendes (Sub 10, CX Ronfe) e Lucas Silva (Sub 8, CX Ronfe). Foram ainda agraciados pelo Diretor Artístico do III FIGG, Nuno Cachada, os jovens mestres famalicenses Luís Silva e Ivo Dias pela dinamização de Simultâneas de Xadrez, realizadas, no dia 26 de dezembro, no Salão Nobre da Academia Valentia Moreira de Sá.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira do Presidente da Sociedade Musical de Guimarães, Armindo Cachada, do Diretor do CAR, Ricardo Machado, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, e do Vice-Presidente da FPX, Paulo Felizes. No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa tem rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.


Mais Informações:

2016/12/25

DCCCXII

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães 2016

O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D e a Associação de Xadrez do Distrito de Braga vão associar-se ao Festival Internacional de Guitarra de Guimarães na organização de duas iniciativas no âmbito da temática "XADREZ COM MÚSICA":


- 26 de dezembro, 17h30m: Simultâneas de Xadrez dinamizadas pelos Mestres Luís Silva (Mestre FIDE) e Ivo Dias (Mestre Nacional).
Local: Salão Nobre da Academia Valentim Moreira de Sá - Largo Condessa Juncal 4810-225 Guimarães.
Esta sessão. com início previsto para as 17h30m, destina-se a todos os simpatizantes do "jogo das 64 casas" e em especial aos participantes nos workshops no FIGG 2016
REGULAMENTO.pdf


- 30 de dezembro, 21h00m: I Torneio de Rápidas "XADREZ COM MÚSICA".
Local: Círculo de Arte e Recreio, Rua Francisco Agra 74, 4800-151 Guimarães
Este evento escaquístico, pioneiro em Portugal, será contabilizado para elo FIDE e vai aliar a Música, com concertos de Guitarra Clássica, e o Xadrez, com a organização de um Torneio Federado,em simultâneo! As inscrições decorrerão até ao dia 30 de dezembro, 18h00m para o mail axdbraga@gmail.com .

2016/12/23

DCCCXI


2016/12/18

DCCCX

XIVTORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se
Ivo Dias coleciona o quarto título


A Associação Académica da Didáxis organizou no passado dia 16 de dezembro, na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, o XVI TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extraescolares.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 38 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2016/2017 em dois polos: Didáxis – Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Este evento escaquístico contou, também, com a participação de 8 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Clube de Xadrez Escolar do Colégio do Ave-Guimarães.


Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, e Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D, o XIV TORNEIO DO VALE teve como grande vencedor o jovem famalicense Mestre Nacional Ivo Dias, da turma 3 do 12º ano, com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos. Desta forma, com esta vitória Ivo Dias colecionou o quarto título desta prova e atingiu mais um  record de vitórias (2010, 2013, 2014 e 2016), superando o ex-aluno da Didáxis Mestre FIDE Luís Silva (2011, 2012 e 2015)! 
Em 2º lugar classificou-se João Romano, Capitão da Equipa B do CX A2D, e em 3º lugar posicionou-se Vitor Carvalho, Capitão da Equipa C do CX A2D, fechando o pódio absoluto. De destacar, também, as prestações de João Bastos (ex-aluno Didáxis-Vale S. Cosme) e Simão Barroso (Didáxis-Vale S. Cosme) que se posicionaram em 4º e 5 º lugares absolutos com 5 pontos. No que diz respeito à distribuição de prémios por escalões os grandes vencedores foram: Duarte Abreu (Benjamim, Colégio do Ave), Tiago Martins (Infantil A, Didáxis-Riba de Ave), Carlos Daniel Sampaio (Infantil B, Didáxis-Riba de Ave), Pedro Carvalho (Iniciado, Didáxis-Vale S. Cosme), Vasco Araújo (Juvenil, Didáxis-Vale S. Cosme) e Duarte Costa (Júnior, Didáxis-Vale S. Cosme). A grande vencedora na categoria feminina foi Sofia Oliveira (Didáxis-Vale S. Cosme).










A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos; do Presidente da AXDB, Carlos Dias; do Diretor da A2D, Francisco Assis; e da Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos. No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.


Mais informações:

2016/12/11

DCCCIX

XIV TORNEIO DO VALE XADREZ
Regulamento
1.              Organização
O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis (CX A2D) leva a efeito a organização do torneio, com o apoio da Associação de Xadrez de Braga e patrocínio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

2.              Data e Local da Prova
O torneio será disputado na Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis, na Sala de Eventos, no dia 16 de dezembro de 2016 (sexta-feira), pelas 13h50m. A receção aos alunos participantes será às 13h30m.

3.              Regulamento
·      Podem participar todos os atletas federados e não federados do CX A2D.
·      O tempo de reflexão será de 5 minutos para cada jogador terminar a partida e não haverá qualquer divisão por escalões.
·      Aplicar-se-á o Sistema Suíço a 7 sessões onde o emparceiramento e classificação são estabelecidos pelo programa Swiss Manager.
·      Serão observadas as regras do Jogo de Xadrez da F.I.D.E. e em tudo o que for matéria aplicável, o Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Xadrez.
·       Desempenhará as funções de Árbitro e Diretor do Torneio Carlos Dias e Mário Oliveira, respetivamente.


4.   Prémios
No final do torneio serão atribuídos prémios (não são acumuláveis):
·      Taça para o 1º absoluto e  Medalhões para o 2º, 3º, 4º e 5º absolutos.
·      Troféu para o 1º Feminino e Medalhões para o 2º e 3º Femininos.
·      Medalhas de 1º lugar: Benjamim, Infantil A, Infantil B, Iniciado, Juvenil e Júnior. 
5.   Inscrição
Os atletas interessados podem inscrever-se até às 18h00 do dia 15 de dezembro de 2016 por correio electrónico xadrezdidaxis@gmail.com ou presencialmente na Loja DACADEMIA ou com o Professor Mário Oliveira.
A inscrição é validada após o envio da informação completa: Data de Nascimento, Escalão, Nome Completo.
Depois dessa data poderá aceitar-se ou não a inscrição dependendo do nº tabuleiros e relógios de xadrez disponíveis.

DCCCVIII

CAMPEONATO NACIONAL DE XADREZ POR EQUIPAS
EQUIPAS DO CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAIS NA ESTREIA
SONHAM COM SUBIDA DE DIVISÃO  

Iniciou-se, no passado dia 10 de dezembro, o 59º CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS DE XADREZ. A equipa A e B do Clube de Xadrez A2D participam na Série A do CN Equipas II Divisão e III Divisão, respetivamente.
O Campeonato Nacional de Equipas está dividido em três divisões nacionais e é uma das provas que fazem vibrar o país xadrezista. Em qualquer uma das divisões joga-se a quatro tabuleiros e a pontuação tem em conta os pontos de encontro, sendo atribuídos 3 pontos para a vitória, 2 para o empate, 1 para a derrota e 0 para a falta de comparência.
A 3ª divisão é atualmente composta por 8 séries de 8 equipas, distribuídas por todo em país em zonas geográficas disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 2ª Divisão da próxima época desportiva 2017/2018 e as posicionadas em 7º e 8º lugares descem aos Campeonatos Distritais por equipas.
A 2ª divisão é atualmente composta por 3 séries de 8 equipas, distribuídas por todo em país em zonas geográficas disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 1ª Divisão da próxima época desportiva 2017/2018 e as posicionadas em 7º e 8º lugares descem ao Campeonato Nacional da III Divisão por equipas.


As equipas A e B do Clube de Xadrez A2D estrearam-se de forma imperial com duas vitórias categóricas pela margem máxima, 4-0, e alimentam o sonho da subida de divisão em cada uma das séries em que participam. A equipa A do CX A2D visitou o AC Alfanense e foi representada por MF Luís Silva, MN Bruno Gomes, MN Ivo Dias e Carlos Novais; a equipa B visitou o CP Ronfe e foi representada por WCM Mariana Silva, Inês Silva, Vítor Carvalho e Carlos Azevedo.


A 2ª sessão realizar-se-á no dia 7 de janeiro de 2017 (sábado) e promete “emoções fortes até ao cair da seta do relógio” já que as jovens equipas famalicenses vão defrontar, também, equipas candidatas ao título nacional: CX A2D A vs AX Gaia B e CX A2D B vs CX BRAGA.

No próximo dia 16 de dezembro (sexta-feira) realizar-se-á, entre as 13h30m e 15h00m na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, pelo 14º ano consecutivo o XIV TORNEIO DO VALE. Integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período este histórico evento escaquístico pretende, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez com a finalidade de criar uma competição saudável entre os atletas do CX A2D, nas vertentes escolar e federada.

Mais informações:
http://www.chess-results.com/tnr251005.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30&wi=984
http://www.chess-results.com/tnr251002.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30&wi=984