2016/09/18

DCCXCVI

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL DE XADREZ
RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CARLOS DANTAS VICE-CAMPEÃO DISTRITAL DE RÁPIDAS
CARLOS DANTAS 3º LUGAR NO DISTRITAL DE SEMIRRÁPIDAS

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se, no passado dia 17 setembro, nas instalações "A Vaca Negra" - Centro para a Criação, Arte e Cultura situada na freguesia vimaranense Urgeses e a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e Joaquim Machado sob direção da prova de Fernando Costa.
A delegação da jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 12 atletas e foi chefiada por Mário Oliveira.

Da parte da manhã decorreu o Torneio Individual de Rápidas que contou com a participação de 38 atletas. O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consistiu numa partida com duração de 10 minutos. O grande vencedor foi o experiente atleta bracarense Anatoli Khodorov (Clube de Xadrez de Braga) e, desta forma, conquistou o seu primeiro título distrital absoluto na vertente mais rápida do “jogo das 64 casas”. Este feito notável foi possível graças à conquista de 7 pontos em 7 jogos disputados. 


Em 2º lugar, a 1 ponto da liderança, classificou-se o MN Carlos Dantas (CX A2D) que lutou pelo título distrital “até ao cair da seta do relógio” e o último lugar do pódio foi ocupado por António Silva (GDR Amigos de Urgeses).


Da parte de tarde realizou-se o Torneio Individual de Semirrápidas onde cada partida tinha a duração de 30 minutos (15 minutos). Num total de 46 atletas inscritos, o grande vencedor foi mais uma vez Anatoli Khodorov, com uma performance 100% invicta: 6,5 pontos em 7 jogos. Em 2º lugar classificou-se o atual Vice-Campeão Nacional de Veteranos, José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses), a escasso meio ponto da liderança e o MN Carlos Dantas (CX A2D) fechou o pódio absoluto com 5,5 pontos em 7 possíveis.
Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do GDR Amigos de Urgeses e da Associação «Vaca Negra», representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Guimarães.
Mais informações:

CAMPEONATO DISTRITAL DE XADREZ COLETIVO
RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAL FAZ A DOBRADINHA

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Coletivo na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 18 de setembro, domingo, nas instalações "A Vaca Negra" - Centro para a Criação, Arte e Cultura situada na freguesia vimaranense Urgeses e a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e Joaquim Machado sob direção da prova de Fernando Costa.
A delegação da jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 16 atletas e foi chefiada por Mário Oliveira.

Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 9 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas com 6 sessões, que contou com a participação de 10 equipas reunindo um total de 44 atletas participantes.
A equipa vencedora em cada um dos Torneios foi a jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D que foi mais uma vez Imperial vincando a sua supremacia nas competições distritais absolutas, depois de já ter conquistado na presente época desportiva todos os títulos coletivos já disputados: Supertaça Distrital, Campeonato Distrital Coletivo de Lentas e Taça de Braga!

Na vertente rápidas, a equipa A do GDR Amigos de Urgeses e a equipa B do CX A2D classificaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, e na vertente semirrápidas as equipas A e B do GDR Amigos de Urgeses posicionaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, completando o pódio classificativo.
A jovem equipa famalicense CX A2D escreveu mais uma bela página na sua história e foi representada por: MN Ivo Dias (1º tabuleiro e Capitão), MN Carlos Dantas (2º tabuleiro), Luís Romano (3º tabuleiro) e Adriano Macedo (4º tabuleiro).


O CX A2D fez-se representar por 4 Equipas na parte da manhã e 3 Equipas na parte da tarde vincando, também, a maior representatividade neste evento escaquístico com 18 atletas participantes no total:
- as Equipas C e D classificaram-se em 6º e 9º lugares na vertente Rápidas;
- as Equipa  B e C classificaram-se em 4º e 8º lugares na vertente Semirrápidas.
Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do GDR Amigos de Urgeses e da Associação «Vaca Negra», representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Guimarães.
Mais informações:

DCCXCV

Olimpíadas de Xadrez 2016
Mariana Silva obtém título WCM

A 42ª edição das Olimpíadas de Xadrez decorreu, de 2 de setembro a 13 de setembro de 2016, em Baku no Azerbeijão. Este evento que se realiza de 2 em 2 anos, é o maior evento de Xadrez do mundo, juntando 141 países e cerca de 1500 participantes.
A seleção absoluta portuguesa, capitaneada pelo MI António Fróis, conseguiu melhorar dezanove posições em relação ao ranking inicial, classificando-se em 41º lugar, com 13 pontos em 22 possíveis (5 vitórias, 3 empates e 3 derrotas) em 150 equipas.
A seleção feminina portuguesa, capitaneada pelo MI Sérgio Rocha, classificou-se em 61º lugar em 140 equipas, sete lugares acima da posição inicial, obtendo 11 pontos em 22 possíveis (5 vitórias, 1 empate e 5 derrotas).
Relativamente ao plano individual absoluto, o MI matosinhense Jorge Ferreira não conseguiu garantir a norma de GM na última sessão depois de ser vencido pelo histórico GM letão Alexei Shirov. O atual bicampeão nacional, GM António Fernandes, terminou a prova com seis vitórias e três empates (7,5 de 9!) e foi 11.º na luta pelas medalhas por tabuleiro.
No que diz respeito à seleção feminina, representada ineditamente pelas irmãs Mariana (5 pontos em 9 jogos) e Inês Silva (3 pontos em 8 jogos) do jovem clube famalicense CX A2D, os grandes destaques foram para a “atleta leonina” Rita Jorge (6,5 pontos em 9 jogos e ganho de 132 pontos de elo FIDE) que garantiu o título de Woman FIDE Master (WFM) e Mariana Silva conquistou o título de Woman Candidate Master (WCM) obtendo um ganho de 112 pontos de elo FIDE.


Relativamente a resultados finais, o vencedor do Torneio Absoluto foi a Seleção dos Estados Unidos com 20 pontos, sendo que os restantes lugares do pódio foram preenchidos pela Ucrânia e Rússia, respetivamente. O Torneio Feminino terminou com uma vitória por parte da Seleção da China com 20 pontos, seguida da Polónia em segundo lugar e da Ucrânia em terceiro lugar.
Mais informações:


2016/09/11

DCCXCIV

CIRCUITO NACIONAL SEMIRRÁPIDAS DE XADREZ
LUÍS SILVA IMPERIAL NO XXVIII TORNEIO MONTEMOR-O-VELHO
CX A2D BICAMPEÃO COLETIVO

Ambiente geral.

No passado dia 10 setembro decorreu um dos mais antigos e históricos torneios em Portugal, a 28ª edição do Torneio Ativo de Montemor-o-Velho, integrado no Calendário Nacional Xadrezístico do Circuito Nacional de Semirrápidas 2015/2016.
Foi a 6ª de 9 provas de apuramento e depois da última edição em 2014/2015 ter tido 120 participantes, a edição de 2015/2016 contou já com 134 jogadores, provenientes de 14 clubes, resultando no torneio mais participativo desta edição.
A prova foi disputada em sistema suíço a 9 rondas, numa longa e interessante prova que animou Montemor-o-Velho. É com particular satisfação e orgulho que o CX A2D viu o jovem mestre famalicense Luís Silva, atual Campeão do Circuito Nacional Semirrápidas 2015, sagrar-se o grande vencedor com 8 pontos em 9 possíveis, não dando qualquer hipótese à concorrência, assegurando um prémio monetário de 300 euros. Seguiram-no, com 7,5 pontos, o Mestre FIDE Viktor Ulyanovskyy (FC Barreirense com 200 euros de prémio monetário), e Vladimir Ulyanovskyy (FC Barreirense com 150 euros de prémio monetário).
 MF Luís Silva não deu qualquer hipótese à concorrência.
Parabéns!

Também, em evidência, alcançando 6,5 pontos, estiveram o jovem mestre famalicense Ivo Dias e Adriano Macedo que se posicionaram em 12º e 13º lugares, respetivamente, obtendo um prémio monetário de 10 euros. João Romano classificou-se em 15º lugar, com 6 pontos, e arrecadou um prémio monetário de 10 euros e o 1º lugar no escalão Sub-20. Desta forma, a Classificação Coletiva (quatro melhores atletas por Clube) com um total de 27 pontos, garantiu pelo segundo ano consecutivo o 1º lugar por Equipas, de forma surpreendente, para o clube famalicense Clube de Xadrez A2D! Fecharam o pódio absoluto coletivo os clubes GX 113 (24 pontos) e Galitos (23,5 pontos) ao posicionarem-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.
O CX A2D fez-se representar por mais 4 atletas que obtiveram prestações meritórias: Rui Pedro Gomes (6 pontos; 22º lugar), Bruno Ribeiro (5 pontos; 45º lugar), José Santos (4,5 pontos; 72º lugar) e Phoenix Campos (4 pontos; 85º lugar).
CX A2D esteve em destaque após conquistar o bicampeonato coletivo!
Parabéns a todos!

Para finalizar o CNSR 2015/2016 restam três torneios: II Torneio Cidade de Barcelos, 1 de outubro; 8º AEJ Rapid Chess Open (São João da Madeira), 8 de outubro e o XVIII Torneio Internacional Cela (Cela), 16 de outubro. A grande Final realizar-se-á no dia 30 de outubro em local ainda a designar.

Mais informações: