2016/05/28

DCCLXXIV

II FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ 
DIDÁXIS FAZ O PLENO EM DOSE DUPLA
PEDRO GIL SILVA CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL A

PEDRO VIEIRA CARVALHO CAMPEÃO DISTRITAL INFANTIL B
A Escola Básica Integrada de Pedome foi palco da II FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2015/2016, no passado dia 28 de maio, contando com a participação de 14 Escolas do Distrito de Braga, num total de 60 jovens alunos xadrezistas subdivididos nos escalões Infantil A (2007 e 2006) e Infantil B (2004 e 2005).
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome e contou com o apoio da Associação de Pais da EBI de Pedome, Centro Local de Desporto Escolar –Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
A arbitragem e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome, António Silva, e os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.


Foi com enorme satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Didáxis viu Pedro Gil Silva (Didáxis; 7 pontos em 7 possíveis) e Pedro Vieira Carvalho (Didáxis; 6 pontos em 7 possíveis) conquistarem o 1º lugar absoluto – Infantil A e 1º lugar absoluto – Infantil B, respetivamente.
O pódio absoluto Infantil A foi completado por Henrique Guimarães (Escola EB 2,3 João de Meira; 5,5 pontos) e Carlos Daniel Sampaio (Didáxis; 5,5 pontos) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente. O pódio absoluto Infantil B foi ocupado por Maksym Yavorenko (Didáxis; 6 pontos) e Diogo Rodrigues (Escola EB 2,3 Manhente; 5 pontos) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente.
O Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis fez-se representar com 9 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Infantil A que revalidaram o título coletivo conquistado no ano letivo transato: Pedro Gil Silva (1º lugar; 7 pontos),   Carlos Daniel Sampaio (3º lugar; 5,5 pontos),  João Emanuel Silva (7º lugar; 4,5 pontos), Martim Messias (23º lugar; 3 pontos) e Miguel Lopes (24º lugar; 3 pontos). Desta forma, o título coletivo foi conquistado de forma incontestável obtendo um total de 23 pontos. Na Infantil B os alunos da Didáxis Hugo Silva e Artem Hudymenko obtiveram prestações satisfatórias classificando-se em 10º e 11º lugares, respetivamente.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, do representante da CMVNF, Rui Mota, do representante da Federação Concelhia das Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão, Jorge Pereira, Presidente da AXDB, Carlos Dias, bem como, dos professores responsáveis por cada Grupo Equipa, No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. Para finalizar, o Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, enalteceu “o empenho de todos os Professores, Alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de atividades”.
Mais informações:

2016/05/22

DCCLXXIII

IVO DIAS CAMPEÃO NACIONAL ESCOLAR
DIDÁXIS VICE-CAMPEÃ NACIONAL ESCOLAR
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Básica de Cacia em Aveiro, nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio, envolvendo a participação de 63 atletas provenientes das Direções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis, atual octocampeão distrital escolar e vice-campeão regional escolar, fez-se representar por 6 alunos acompanhados pelos professores Ricardo Leite e Mário Oliveira.


Sob a direção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 15 minutos por partida com acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado. Foi com muito orgulho que o Clube Escolar de Xadrez da Didáxis viu Ivo Dias superar a concorrência sagrando-se Campeão Nacional Escolar de Xadrez, de forma imperial, com uma performance invicta: 7 vitórias e 2 empates! Desta forma, este feito inédito para o Concelho de Vila Nova de Famalicão, bem como, para a zona Norte permitirá ao jovem aluno famalicense marcar presença no Mundial Escolar de Xadrez que se realizará no próximo mês de julho em Trabzon na Turquia. Em  2 º e 3º lugares classificaram-se Rafael Saraiva (Escola Secundária José Estevão – Aveiro) e Daniel Fidalgo (Escola Secundária de Sampaio Sesimbra), respetivamente.


Na competição feminina Rita Santos (Escola Santa Joana - Aveiro) foi a grande vencedora classificando-se em 6º lugar absoluto. Beatriz Ribeiro (Escola EB 2,3 João de Meira – Guimarães) e Barbara Dolores (Escola Secundária José Estevão – Aveiro) fecharam o pódio feminino posicionando-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.

Os restantes alunos que representaram a Didáxis foram Carlos Azevedo (16º lugar), Henrique Peres (22º lugar), Simão Barroso (25º lugar) e Andreia Mendes (51º lugar). Phoenix Campos exerceu funções de árbitro auxiliar com desempenho de excelência no Torneio Individual e Coletivo.
Coletivamente a Didáxis ainda sonhou com o título nacional… Nos 5 jogos disputados alcançou 4 vitórias e 1 derrota e, desta forma, alcançou o VICE-TÍTULO NACIONAL ESCOLAR POR ESCOLAS. No “jogo do título” a Escola Secundária José Estevão – Aveiro foi mais feliz ao vencer pela margem mínima a Escola famalicense Didáxis por 3-2. O último lugar do pódio foi ocupado pelo Colégio de Gaia. Este torneio foi disputado a 5 tabuleiros, com 15 minutos por partida  e acréscimo de 5 segundos por cada lance efetuado, e reuniu as melhores Escolas representantes de cada Direcção Regional num total de 6 Escolas.


Os alunos representantes da Didáxis foram alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário:
1º tabuleiro: Andreia Mendes (1 pontos em 5 jogos)
2º tabuleiro: Ivo Dias (5 pontos em 5 jogos)
3º tabuleiro: Henrique Peres (5 pontos em 5 jogos)
4º tabuleiro: Carlos Azevedo (3 pontos em 5 jogos)
5º tabuleiro: Simão Barroso (4 pontos em 5 jogos).
Tabela cruzada
Rk.
Equipa
1
2
3
4
5
6
 Des 1 
  
1
Agrup Esc José Estêvão
 * 
3
4
4
5
18,5
AVEIRO
2
A2D-Didaxis
2
 * 
3
3
5
4
17,0
FAMALICÃO
3
Colégio Gaia
2
 * 
5
5
17,0
GAIA
4
Instuto Pedro Hispano
1
2
 * 
5
4
14,5
SOURE
5
AE Emídio Navarro
1
0
0
0
 * 
4
5,0
ALMADA
6
Esc Sec Gabriel Pereira
0
1
0
1
1
 * 
3,0
ÉVORA

De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direções de Serviços Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.). A montagem dos nacionais estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas atividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do Ministério de Educação e Ciência a nível central e regional e as equipas das Escolas do Concelho de Aveiro que se mobilizaram no aspeto técnico e organizativo.

Mais informações:

2016/05/15

DCCLXXII

CAMPEONATO NACIONAL III DIVISÃO DE XADREZ – SÉRIE A
EQUIPA B DO CX A2D IMPERIAL ASCENDE À II DIVISÃO

Decorreram no passado fim-de-semana as duas últimas sessões do 58º Campeonato Nacional da  III Divisão de Xadrez por Equipas no formato concentrado em Barcelos (3ª Divisão - Série A, com 8 equipas). O CX A2D partia como líder desta prova, com 5 vitórias em 5 jogos disputados, e carimbou a subida à II Divisão Nacional por Equipas de forma IMPERIAL com mais 2 vitórias, nos 2 jogos disputados, por 4-0 perante os clubes AC Alfanense e CX Braga B, respetivamente.

A Equipa B do Clube de Xadrez A2D apresentou-se com a mais jovem formação neste Torneio Sénior, com uma média de idades de 17 anos, e portanto o grande objetivo passaria apenas por assegurar a manutenção e contribuir para elevar o nível competitivo dos jovens atletas famalicenses. No entanto, a equipa B do CX A2D causou sensação desde o início deste Torneio, pois obteve uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos, disputados a 4 tabuleiros!

Depois de assegurar a presença na Final Four da Taça de Portugal de Xadrez, que se disputará nos próximos dias 18 e 19 de junho em local ainda a definir, a equipa B do CX A2D escreveu mais uma bela página na história do Xadrez Famalicense. Os jovens atletas que brilharam no “quadrado mágico” neste Campeonato foram: Bruno Ribeiro (5,5 pontos em 7 jogos), João Romano (4 pontos em 6 jogos), Mariana Silva (6 pontos em 6 jogos), Inês Silva (6 pontos em 7 jogos), Nuno Cachada (1 ponto em 1 jogo) e Andreia Mendes (1 ponto em 1 jogo).

... os sonhos falaram mais uma vez ...
Parabéns a todos!

A Fase Final da III Divisão decorrerá em formato concentrado nos dias 13 e 14 de agosto e reunirá as 6 equipas vencedoras de cada uma das séries que disputaram um lugar na luta pelo título máximo da III Divisão Nacional: CX A2D – Vila Nova de Famalicão (Série A), EX Porto - Porto (Série B), CCD Corvos de Lis - Leiria (Série C), GD Ramiro José - Lisboa (Série D), NS São Miguel - Açores (Série E) e AXAT – Montemor-o-Novo (Série F).
Na próxima época 2016/2017, o jovem clube famalicense poderá disputar as três divisões nacionais de Xadrez Coletivo assegurando, desde já, a presença da equipa C na III Divisão Nacional, após se ter sagrado Campeão Distrital Coletivo Absoluto, da equipa B na II Divisão Nacional, vencedora da Série A da III Divisão Nacional, e da equipa A na I Divisão Nacional, caso garanta a manutenção no próximo mês de agosto (14 a 20 de agosto).

Mais informações:

2016/05/08

DCCLXXI

XVII TAÇA DE BRAGA DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE PENTACAMPEÃO

Decorreu no passado fim-de-semana, a Taça de Braga de Xadrez 2016 na nova sede da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, na Rua da Estação, em Vila Nova de Famalicão.
Após os quartos-de-final se terem realizado na sexta-feira, dia 6 de maio, o sorteio ditou nas Meias-finais, dia 7 de maio, dois encontros entre as equipas B do CX A2D e Clube de Xadrez de Braga e entre as equipas A do CX A2D e CX Braga. A equipa B do jovem clube famalicense fez valer cedo o seu favoritismo vencendo por 3-1 e carimbando pela primeira vez a presença na Final desta emblemática prova coletiva distrital. Carlos Novais (mesa 1), João Romano (mesa 3) e Inês Silva (mesa 4) venceram e Bruno Ribeiro não foi feliz na mesa número 2. Na outra meia-final registou-se um empate por 2-2, mas a equipa A do CX A2D venceu o encontro por vitória em tabuleiro superior (mesa 2). No 1º e 3º tabuleiros registaram-se dois empates do MF Luís Silva e Luís Romano, respetivamente; no 4º tabuleiro Rui Pedro Gomes não foi feliz e, no 2º tabuleiro, o MN Bruno Gomes carimbou a passagem à final com uma convincente vitória.
Desta forma, pela primeira vez na história da AXDB as equipas A e B do CX A2D defrontaram-se na grande Final denotando o excelente momento de forma que atravessam e a homogenia que tem pautado o jovem clube famalicense nas competições distritais absolutas. Viveram-se emoções fortes nas 3 horas e meia de jogo disputadas no dia 8 de maio sorrindo a vitória à equipa A após se ter registado, também, um empate (2-2) decidido por vitória em tabuleiro superior (mesa 1). No 1º e 3º tabuleiros, o MF Luís Silva e Henrique Peres venceram João Romano e Carlos Azevedo, respetivamente. Já no 2º e 4º tabuleiros, Mário Oliveira e Simão Barroso não resistiram à tenacidade de Inês Silva e Andreia Mendes, respetivamente.

Para mais tarde recordar!
Parabéns a todos!


Este evento constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube famalicense, CX A2D, que revalidou o título conquistado pela 5ª vez consecutiva e, desta forma, alcançou o pentacampeonato na prova coletiva mais marcante a nível distrital.

2016/05/01

DCCLXX

OITAVOS E QUARTOS DE FINAL DA TAÇA PORTUGAL DE XADREZ
EQUIPA B DO CLUBE XADREZ A2D APURA-SE PARA A FINAL FOUR




A 38ª edição da Taça de Portugal por Equipas referente à época 2015/2016 teve no passado fim-de-semana, nos dias 30 de abril e 1 de maio, a realização dos Oitavos e Quartos-de-final subdivididos em duas zonas, Norte e Sul. O Clube de Xadrez A2D organizou, em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, a eliminatória na Zona Norte reunindo 8 equipas que sonhavam com um lugar na FINAL FOUR da mais emblemática prova do calendário competitivo coletivo.
O CX A2D apurou duas equipas para os Oitavos de Final e após o término dos encontros a equipa A não foi feliz perante o “histórico” Grupo de Xadrez do Porto perdendo pela margem mínima 1,5-2,5. A equipa A foi representada por MF Luís Silva, MN Ivo Dias, Luís Romano e Adriano Macedo. Já a equipa B do jovem clube famalicense fez valer o seu favoritismo inicial perante a equipa B do clube aveirense Galitos averbando uma vitória por 2,5-1,5.


No dia seguinte, 1 de maio, o sorteio dos Quartos-de-final ditou um novo embate com o GX Porto, desta vez, com a equipa B do CX A2D … Após 3 horas e meia de jogo, os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenacidade e ambição com duas vitórias no 2º e 4º tabuleiros e uma derrota no 3º tabuleiro. Bruno Ribeiro (tabuleiro 3) não conseguiu contrariar a força de jogo do MN Alberto Paulo Ferreira, mas João Romano (tabuleiro 4) derrotou de forma convincente José Moreira e Carlos Novais (tabuleiro 2) finalizou a sua partida de forma elegante perante José Rodrigues. Com as emoções ao rubro, decorridas 4 horas de jogo, todas as atenções ficaram voltadas para a partida disputada no tabuleiro 1 entre os Mestres Nacionais de Xadrez Carlos Dantas (CX A2D) e António Silva (GX Porto)... Com a sua partida tendencialmente perdida, o MN Carlos Dantas forçou a contenda de tal maneira, atacando o roque do seu adversário. Desta forma, ao não descobrir a ordem correta dos lances na defesa do seu Rei, o MN António Silva desistiu e a eliminatória ficou decidida em favor da equipa B do CX A2D por 3-1, carimbando a inédita passagem às Meias-Finais e disposta a melhorar o resultado da Equipa A que em 2012/2013 atingiu, também, a Final Four.
A Final Four terá lugar a 18 e 19 de junho e as 4 equipas apuradas para a Meia Final são:
- CX A2D ‘B’ (3a Divisão, estreia-se na 1/2 de Final)
- GD Dias Ferreira (1a Divisão, atual detentor do troféu conquistado nas últimas duas épocas)
- Sporting Clube Portugal (1a Divisão, finalista vencido em 2014/2015)
- AX Portugal / Atlantidiagonal ‘A’ (2a Divisão, estreia-se na 1/2 de Final).
Num fim-de-semana em que Vila Nova de Famalicão foi a Capital do Xadrez Nacional enalteceu-se de forma consensual o elevado nível de organização que caracterizou esta eliminatória. A cerimónia de abertura contou com momentos musicais de pura inspiração interpretados pelos alunos Catarina Guimarães (10.2), Rita Barbosa (11.1) e Tiago Azevedo (11.2) e durante toda a prova os alunos do Curso Técnico de Restauração e Hotelaria da Didáxis-Vale S. Cosme foram incansáveis no apoio a este evento escaquístico.
Finalmente, a organização desta prova, em Vila Nova de Famalicão, foi o mote para a Associação Académica da Didáxis e a AXDB efetuarem o lançamento oficial do IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão, a 4ª de 6 provas de apuramento do Circuito Nacional de Lentas, que será realizado de 30 de julho a 5 de agosto e que a época passada juntou 89 jogadores num excelente e já carismático torneio nacional. A novidade este ano reside na realização do III Torneio da Associação de Pais da Didáxis, que a 31 de julho, e este ano é parte integrante do Circuito Nacional de Semirrápidas sendo a 5ª de 9 provas de apuramento.



Mais informações:



II TORNEIO RÁPIDAS NO VALE DO XADREZ
RUI PEDRO GOMES VENCE E CONVENCE




Integrado no Programa da organização do evento Oitavos e Quartos-de-final da XXXVIII Taça Portugal de Xadrez, decorreu, na tarde de 30 de abril, o II Torneio de Rápidas no Vale do Xadrez que foi contabilizado para elo FIDE Blitz. Deste modo, este Torneio constituiu uma oportunidade única dos jovens atletas do distrito de Braga terem a possibilidade de defrontarem e conviverem com Mestres do “jogo das 64 casas”. A direção de prova ficou a cargo de Mário Oliveira, professor responsável CX A2D, e Flávio Peixoto foi o responsável pela arbitragem, em que cada partida foi disputa com 3 minutos para cada atleta mais um acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado.
Nas sete sessões animadas por um convívio saudável entre os 32 atletas participantes, o Professor Dinamizador do Clube de Xadrez A2D, Rui Pedro Gomes, não deu hipótese à “concorrência” posicionando-se em 1º lugar de forma convincente ao alcançar uma performance 100% vitoriosa! David Fernandes (CX Braga; 5,5 pontos) e Simão Barroso (CX A2D; 5 pontos) fecharam o pódio absoluto em 2º e 3º lugares, respetivamente.
Por categorias os grandes vencedores foram Vítor Carvalho (Veterano, CX A2D), Maria Miranda (Feminino, AX Barcelos), Alexei Demiantchouk (Sub 20, CX Braga), Ricardo Chaves (Sub 18, CX A2D), Simão Barroso (Sub 16, CX A2D), Diogo Castro  (Sub 14, AX Barcelos), Pedro Gil (Sub 12, CX Ronfe), João Pacheco (Sub 10, CX Braga) e João Pedro Mendes (CX Ronfe).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, representante da Direção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme e da Associação Académica da Didáxis, Francisco Assis, bem como, do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias, e do representante do pelouro do Desporto da CMVNF, Rui Mota. No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Mais informações: