2016/12/11

DCCCVIII

CAMPEONATO NACIONAL DE XADREZ POR EQUIPAS
EQUIPAS DO CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAIS NA ESTREIA
SONHAM COM SUBIDA DE DIVISÃO  

Iniciou-se, no passado dia 10 de dezembro, o 59º CAMPEONATO NACIONAL POR EQUIPAS DE XADREZ. A equipa A e B do Clube de Xadrez A2D participam na Série A do CN Equipas II Divisão e III Divisão, respetivamente.
O Campeonato Nacional de Equipas está dividido em três divisões nacionais e é uma das provas que fazem vibrar o país xadrezista. Em qualquer uma das divisões joga-se a quatro tabuleiros e a pontuação tem em conta os pontos de encontro, sendo atribuídos 3 pontos para a vitória, 2 para o empate, 1 para a derrota e 0 para a falta de comparência.
A 3ª divisão é atualmente composta por 8 séries de 8 equipas, distribuídas por todo em país em zonas geográficas disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 2ª Divisão da próxima época desportiva 2017/2018 e as posicionadas em 7º e 8º lugares descem aos Campeonatos Distritais por equipas.
A 2ª divisão é atualmente composta por 3 séries de 8 equipas, distribuídas por todo em país em zonas geográficas disputando-se no sistema de todos contra todos a uma volta e jogando-se uma partida por sábado nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. As equipas classificadas em 1º lugar de cada série sobem à 1ª Divisão da próxima época desportiva 2017/2018 e as posicionadas em 7º e 8º lugares descem ao Campeonato Nacional da III Divisão por equipas.


As equipas A e B do Clube de Xadrez A2D estrearam-se de forma imperial com duas vitórias categóricas pela margem máxima, 4-0, e alimentam o sonho da subida de divisão em cada uma das séries em que participam. A equipa A do CX A2D visitou o AC Alfanense e foi representada por MF Luís Silva, MN Bruno Gomes, MN Ivo Dias e Carlos Novais; a equipa B visitou o CP Ronfe e foi representada por WCM Mariana Silva, Inês Silva, Vítor Carvalho e Carlos Azevedo.


A 2ª sessão realizar-se-á no dia 7 de janeiro de 2017 (sábado) e promete “emoções fortes até ao cair da seta do relógio” já que as jovens equipas famalicenses vão defrontar, também, equipas candidatas ao título nacional: CX A2D A vs AX Gaia B e CX A2D B vs CX BRAGA.

No próximo dia 16 de dezembro (sexta-feira) realizar-se-á, entre as 13h30m e 15h00m na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, pelo 14º ano consecutivo o XIV TORNEIO DO VALE. Integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período este histórico evento escaquístico pretende, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez com a finalidade de criar uma competição saudável entre os atletas do CX A2D, nas vertentes escolar e federada.

Mais informações:
http://www.chess-results.com/tnr251005.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30&wi=984
http://www.chess-results.com/tnr251002.aspx?lan=10&art=2&turdet=YES&flag=30&wi=984