2016/11/13

DCCCVII

Mestre FIDE Luís Silva participa em Projeto Inovador de Aprendizagem de Xadrez interativo


(Reportagem PORTO CANAL)

O jovem Mestre de Xadrez famalicense, Luís Silva, aceitou o convite da empresa internacional iChess em participar num projeto inovador de divulgação do jogo de Xadrez de conteúdos interativos na língua portuguesa.
Um dos produtos finais resultou na elaboração de um DVD, produzido pelo MF Luís Silva em exclusivo para ichess.net : “Ganhando de Negras com a Siciliana Najdorf” (1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 a6).
Este DVD interativo, compatível com todos os dispositivos incluindo PC, MAC (Apple) e Smartphones, apresenta um repertório extremamente completo e ambicioso na Siciliana Najdorf, uma defesa com uma excelente reputação, mas muitas vezes vista como demasiado complexa em termos teóricos. O jovem mestre famalicense, jogador assíduo da Najdorf, resume neste trabalho todas as variantes mais temidas pelas negras, apresentando soluções dinâmicas e ativas e, também, algumas novidades teóricas, partindo da análise de partidas de topo.
Em jeito de conclusão, sendo 1.e4 um lance implementado com muita frequência, é indispensável possuir uma resposta bem preparada para jogar, tentando apanhar de surpresa o adversário. Este DVD funcionará como uma resposta adequada para qualquer xadrezista que procure lutar pela vantagem, com atividade e dinamismo.

Breve Biografia e Palmarés do Mestre FIDE Luís Silva:
Luís Silva iniciou a prática da modalidade aos 10 anos, no ano letivo 2005/2006, no Clube de Xadrez A2D integrando inicialmente a vertente escolar na Didáxis-Vale S. Cosme. Com a crescente paixão e empenho ao "jogo das 64 casas" cedo revelou uma apetência inata com resultados meritórios na vertente federada, nomeadamente na conquista do seu primeiro título nacional jovem com apenas 14 anos: Campeão Nacional Sub-14 Semirrápidas. O domínio no Xadrez Jovem Nacional fez-se notar com as conquistas de mais títulos nacionais nos escalões Sub-16, Sub-18 e Sub-20. Representou Portugal ao mais alto nível na Seleção Nacional de Jovens (Campeonato da União Europeia 2009 ; Campeonato do Mundo 2010; Campeonato da Europa 2011 e Campeonato da Europa 2013) e Absoluta (Campeonato IberoAmericano 2014). 
Luís Silva integra atualmente a elite do Xadrez nacional Absoluto tendo já conquistado vários título nacionais de enorme relevo:Bicampeão nacional semi rápidas absoluto (2012/2013-2013/2014); Bicampeão do circuito nacional de semi rápidas (2014/2015-2015/2016). Atualmente, é Mestre da Federação Internacional de Xadrez, desde 2014, e está muito perto de atingir o título de Mestre Internacional de Xadrez (3 normas de Mestre Internacional faltando atingir o rating de 2400 pontos de ELO FIDE para a obtenção do título).

Mais informações:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home