2016/10/17

DCCCI

TAÇA NACIONAL ASSOCIAÇÕES DE XADREZ
DIDÁXIS CAI NOS QUARTOS DE FINAL

O encerramento da época desportiva 2015/2016 da Federação Portuguesa de Xadrez teve lugar no Inatel da Foz do Arelho, no dia 15 de outubro, e contou com a presença das equipas representantes dos seus distritos que venceram a Taça de Xadrez Distrital.
O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis após vencer a Taça AXDB 2016 no passado mês de maio, fez-se representar pelo jovem Mestre Nacional famalicense Ivo Dias, Rui Pedro Gomes, Bruno Ribeiro e João Romano.

Após se apurar para os quartos-de-final, a jovem equipa famalicense acabou por ser eliminada pela equipa matosinhense GD Dias Ferreira, atual detentor da Taça de Portugal e Vice-Campeão Nacional Coletivo. O resultado final fixou-se por 3-1, após se viverem fortes emoções durante 4 horas de jogo. No 1º e 2º tabuleiros, o MN Ivo Dias e Rui Pedro Gomes resistiram com enorme tenacidade, mas o GM cubano Lelys Martinez e o MF André Sousa impuseram o seu favoritismo inicial. No 3º e 4º tabuleiros, Bruno Ribeiro e João Romano, igualaram as suas partidas e alcançaram um empate perante os mestres espanhóis Leon Iglesias e Ruben Cenal.

Na grande final o GD Dias Ferreira, cabeça de série nº1, acabou por se sagrar a equipa vencedora após derrotar a equipa lisboeta AX Portugal/Atlantidiagonal por expressivos 3,5-0,5,  conquistando a 3ª edição da TAÇA NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE XADREZ pela primeira vez.


Mais informações: