2016/09/18

DCCXCVI

CAMPEONATO DISTRITAL INDIVIDUAL DE XADREZ
RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CARLOS DANTAS VICE-CAMPEÃO DISTRITAL DE RÁPIDAS
CARLOS DANTAS 3º LUGAR NO DISTRITAL DE SEMIRRÁPIDAS

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se, no passado dia 17 setembro, nas instalações "A Vaca Negra" - Centro para a Criação, Arte e Cultura situada na freguesia vimaranense Urgeses e a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e Joaquim Machado sob direção da prova de Fernando Costa.
A delegação da jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 12 atletas e foi chefiada por Mário Oliveira.

Da parte da manhã decorreu o Torneio Individual de Rápidas que contou com a participação de 38 atletas. O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consistiu numa partida com duração de 10 minutos. O grande vencedor foi o experiente atleta bracarense Anatoli Khodorov (Clube de Xadrez de Braga) e, desta forma, conquistou o seu primeiro título distrital absoluto na vertente mais rápida do “jogo das 64 casas”. Este feito notável foi possível graças à conquista de 7 pontos em 7 jogos disputados. 


Em 2º lugar, a 1 ponto da liderança, classificou-se o MN Carlos Dantas (CX A2D) que lutou pelo título distrital “até ao cair da seta do relógio” e o último lugar do pódio foi ocupado por António Silva (GDR Amigos de Urgeses).


Da parte de tarde realizou-se o Torneio Individual de Semirrápidas onde cada partida tinha a duração de 30 minutos (15 minutos). Num total de 46 atletas inscritos, o grande vencedor foi mais uma vez Anatoli Khodorov, com uma performance 100% invicta: 6,5 pontos em 7 jogos. Em 2º lugar classificou-se o atual Vice-Campeão Nacional de Veteranos, José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses), a escasso meio ponto da liderança e o MN Carlos Dantas (CX A2D) fechou o pódio absoluto com 5,5 pontos em 7 possíveis.
Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do GDR Amigos de Urgeses e da Associação «Vaca Negra», representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Guimarães.
Mais informações:

CAMPEONATO DISTRITAL DE XADREZ COLETIVO
RÁPIDAS E SEMIRRÁPIDAS
CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAL FAZ A DOBRADINHA

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez Coletivo na vertente Rápidas e na vertente Semirrápidas realizou-se no passado dia 18 de setembro, domingo, nas instalações "A Vaca Negra" - Centro para a Criação, Arte e Cultura situada na freguesia vimaranense Urgeses e a arbitragem esteve a cargo de Carlos Dias e Joaquim Machado sob direção da prova de Fernando Costa.
A delegação da jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 16 atletas e foi chefiada por Mário Oliveira.

Da parte da manhã decorreu o Torneio de Rápidas com 9 sessões e da parte de tarde o Torneio de Semirrápidas com 6 sessões, que contou com a participação de 10 equipas reunindo um total de 44 atletas participantes.
A equipa vencedora em cada um dos Torneios foi a jovem equipa famalicense Clube de Xadrez A2D que foi mais uma vez Imperial vincando a sua supremacia nas competições distritais absolutas, depois de já ter conquistado na presente época desportiva todos os títulos coletivos já disputados: Supertaça Distrital, Campeonato Distrital Coletivo de Lentas e Taça de Braga!

Na vertente rápidas, a equipa A do GDR Amigos de Urgeses e a equipa B do CX A2D classificaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, e na vertente semirrápidas as equipas A e B do GDR Amigos de Urgeses posicionaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente, completando o pódio classificativo.
A jovem equipa famalicense CX A2D escreveu mais uma bela página na sua história e foi representada por: MN Ivo Dias (1º tabuleiro e Capitão), MN Carlos Dantas (2º tabuleiro), Luís Romano (3º tabuleiro) e Adriano Macedo (4º tabuleiro).


O CX A2D fez-se representar por 4 Equipas na parte da manhã e 3 Equipas na parte da tarde vincando, também, a maior representatividade neste evento escaquístico com 18 atletas participantes no total:
- as Equipas C e D classificaram-se em 6º e 9º lugares na vertente Rápidas;
- as Equipa  B e C classificaram-se em 4º e 8º lugares na vertente Semirrápidas.
Esta prova contou com a organização e apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do GDR Amigos de Urgeses e da Associação «Vaca Negra», representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no Distrito de Braga, em particular no concelho de Guimarães.
Mais informações: