2016/08/06

DCCLXXXVIII

IV TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE FAMALICÃO
GRANDE MESTRE CUBANO LELYS MARTINEZ TRICAMPEÃO


Reportagem Famalicão Digital.

Decorreu, dos dias 30 de julho a 5 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco-Vila Nova de Famalicão, o IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão, organizado pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O Diretor do Torneio foi o Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem esteve a cargo de Paulo Rocha e apoio do Presidente da AXDB, Carlos Dias.

Emoções fortes perduraram até ao final do  IV TICF nas primeiras mesas.

Ambiente geral.

Este evento internacional contou com a participação de 83 atletas, representantes dos seguintes países: Argentina, Cuba, Espanha e Portugal, entre os quais 13 eram Mestres de Xadrez.
O IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi o 4º de 6 torneios do Circuito Nacional de Lentas da FPX, disputado em 7 rondas, com um total de 2450€ de prémios em jogo.
O grande vencedor foi o Grande Mestre de Xadrez cubano Lelys Martinez (GD Dias Ferreira), cabeça de série nº1, que alcançou 6 pontos em 7 jogos e obteve um prémio de 800 euros, conquistando, desta forma, o tricampeonato depois de ter vencido a 1ª e 3ª edições deste evento escaquístico.

GM cubano Lelys Martinez tricampeão absoluto do  IV TICF.
Parabéns!

A escasso meio ponto da liderança classificaram-se 5 atletas ordenados do seguinte modo, pelos critérios de desempate: em 2º e 3º lugares classificaram-se o MI argentino Marcelo Panelo (CX A2D, prémio de 500 euros) e Mestre Internacional português Rui Dâmaso (FC Barreirense, prémio de 350 euros) fechando o pódio absoluto. 
Pódio absoluto do  IV TICF.
Parabéns!

Em 4º, 5º e 6º lugares posicionaram-se o GM Luís Galego (Assembleia Figueirense, prémio de 250 euros), o GM Daniel Cámpora (CX A2D, prémio de 200 euros) e o jovem atleta famalicense Carlos Novais (CX A2D, prémio de 50 euros), uma das revelações desta competição internacional.
Carlos Novais foi uma das revelações do IV TICF ao classificar-se em 6º lugar empatado com o 2º lugar absoluto!
Parabéns!

Mariana Silva Bicampeã na categoria feminina no  IV TICF!
Parabéns!

A grande vencedora feminina, pelo segundo ano consecutivo, foi a jovem atleta famalicense do CX A2D, Mariana Silva, alcançando o 26º lugar absoluto com 4 pontos. Os restantes premiados por escalões foram GM Daniel Cámpora (Veterano, CX A2D), Diogo Martins (Sub-20, AX Barcelos), Ivo Dias (Sub-18, CX A2D), Inês Silva (Sub-16, CX A2D), José Santos (Sub-14, CX A2D), Filipa Pipiras (Sub-12,EX Porto), Gustavo Ribeiro (Sub-10, AEJ-S. João da Madeira) e Francisco Duarte (Sub-08, Amanhã da Criança). Pela primeira vez neste Torneio, foram premiados com 25 euros os melhores classificados por categoria ELO: 1º lugar Sub-2200-Carlos Novais (CX A2D); 1º lugar Sub-2000-Bruno Ribeiro (CX A2D); 1º lugar Sub-1800-Ricardo Andrade (GD Dias Ferreira) e 1º lugar Sub-1500-José Santos (CX A2D).
Kevin Rodrigues num momento sublime de pura inspiração!
Parabéns!

A cerimónia de encerramento contou com a apresentação do poema intitulado “Tabacaria”, da autoria de Fernando Pessoa, com declamação genial de Kevin Rodrigues, ex-aluno da Didáxis-Vale S. Cosme. Marcaram, também, a sua presença o Presidente da Associação de Pais e Encarregados Educação da Didáxis, Paulo Araújo; a Vice-Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis – Vale S. Cosme, Andrea Silva; o Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Carlos Dias; o Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross e o Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.
Painel presente na Cerimónia de Encerramento do IV TICF.

Delegação do CX A2D presente no IV TICF.
Parabéns a todos!

No final, todos foram unânimes ao considerarem que este evento internacional de Xadrez transformou Vila Nova de Famalicão, na primeira semana de agosto, na Capital do Xadrez Nacional. Pelo quarto ano consecutivo, o Torneio Internacional Cidade Famalicão contribuiu para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas. A organização desta iniciativa projeta já, no próximo ano, um Torneio para atribuição de normas de Mestre Internacional e Grande Mestre com a realização de 9 rondas, dado que Vila Nova de Famalicão viveu uma semana de Xadrez de alto nível, afirmando-se no panorama xadrezístico além-fronteiras.



Newsletter nº 2 do IV TICF


Mais informações: