2016/07/25

DCCLXXXVI

IV TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO
IMPÕE-SE NO PANORAMA INTERNACIONAL XADREZÍSTICO

Reportagem Vídeo Famalicão Canal TV.

Entre os dias 30 de julho a 5 de agosto realizar-se-á o IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão nas instalações da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Pelo quarto ano consecutivo, este evento escaquístico reveste-se de particular importância na promoção e desenvolvimento de Xadrez e começa a marcar calendário no panorama nacional, já que figura no calendário do Circuito Nacional de Lentas 2016 (4ª de 6 provas) e até mesmo internacional. Este ano, o Torneio Internacional será ainda mais disputado, elevando a sua qualidade com a participação de 12 jogadores titulados, 4 deles atletas da Seleção Nacional que participarão nas Olimpíadas de Xadrez, no próximo mês de setembro, em Baku (Azerbeijão). Uma das novidades para esta edição consiste na realização, no dia 31 de julho, do III Torneio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis, que este ano integra o Circuito Nacional de Semi-Rápidas, sendo a sua 5ª de 9 provas de apuramento e reúne um prémio total de 500 euros. Em suma, na próxima semana, Vila Nova de Famalicão será a Capital do Xadrez Nacional onde se viverão emoções fortes no quadrado mágico das 64 casas.
Painel da Conferência de Imprensa do IV Torneio Internacional Cidade Famalicão.
Da esquerda para a direita:
Paulo Araújo (Presidente da Associação Pais Encarregados Educação Didáxis-Vale S. Cosme), Francisco Assis (Diretor Pedagógico da Didáxis-Vale S. Cosme e Diretor da A2D), Mário Passos (Vereador do Desporto e Juventude da CMVNF), Paulo Felizes (Vice-Presidente da FPX) e Carlos Dias (Presidente da AXDB). 

A prova é organizada pelo Clube de Xadrez A2D em parceria com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB) contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis (APEED), da Cooperativa de Ensino da Didáxis, da Associação Académica da Didáxis (A2D), da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (CMVNF). O Diretor do Torneio é o Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, e a arbitragem estará a cargo do Presidente da AXDB, Carlos Dias. O prize-money sofreu um aumento substancial de 2100 euros para 2450 euros, em que o 1º lugar arrecadará 800 euros, 2º lugar – 500 euros, 3º lugar - 350 euros, 4º lugar - 250 euros, 5º lugar - 200 euros e 6º ao 10º classificados - 50 euros.
Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, foi o moderador da Conferência de Imprensa.

O IV Torneio Internacional Cidade de Famalicão foi apresentado à imprensa na passada segunda-feira, 25 de julho, como sendo um dos melhores a nível nacional, reunindo Grandes Mestres, Mestres Internacionais e Nacionais de Xadrez provenientes da Argentina, Cuba, Espanha e do nosso país. São aguardados cerca de duas centenas de participantes com destaque para o Grande Mestre Cubano Lelys Stanley Martinez (cabeça de série nº 1, vencedor do I e III Torneio Internacional Cidade de Famalicão) e para os Grandes Mestres Argentinos Alejandro Hoffman (cabeça de série nº2, participante em 2 Olimpíadas de Xadrez) e Daniel Cámpora (cabeça de série nº 5, medalha de ouro nas Olimpíadas de Moscovo 1994). O Xadrez Valenciano estará representado, desta vez, por uma referência incontornável, o Mestre Internacional Mauricio Vassallo. Estão ainda confirmadas as presenças do 2º e 4º tabuleiros da Seleção Nacional de Xadrez, GM Luís Galego e MI Ruí Dâmaso, bem como do jovem MI Paulo Dias e do Selecionador Nacional, Mestre FIDE António Pereira dos Santos.
O Xadrez famalicense estará representado ao mais alto nível, contando com a participação do nº1 da AXDB, Mestre FIDE Luís Silva (Top-20 Nacional, 1º tabuleiro da equipa A do CX A2D), do Mestre Nacional Ivo Dias (membro efetivo da Seleção Nacional Jovens e vencedor do II Torneio Internacional Cidade de Famalicão) e do MN Carlos Dantas atual Vice-Campeão Distrital Absoluto. As jovens atletas famalicenses recém-convocadas para as Olimpíadas de Xadrez Sénior Feminino, Mariana Silva e Inês Silva, marcarão presença neste evento internacional escaquístico.
No final da conferência de imprensa todos foram unânimes em considerar o Xadrez “uma modalidade desportiva inter-geracional e inclusiva, constituindo uma poderosa ferramenta educativa. A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia, por se considerar que o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes”.

Mais informações:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home