2016/06/13

DCCLXXVI

CIRCUITO NACIONAL DE SEMIRRÁPIDAS 2016
CX A2D  VENCEDOR COLETIVO (MAIS UMA VEZ)

Decorreu no passado dia 12 de junho a 3ª das 9 provas de apuramento da 2ª edição do Circuito Nacional de Semirrápidas de Xadrez na cidade de Coimbra. O  I Torneio de Semi-Rápidas Centro Norton de Matos / Santo António dos Olivais decorreu no pavilhão da Escola Básica Eugénio de Castro com organização  do Centro Norton de Matos e Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Coimbra, da Federação Portuguesa de Xadrez e do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro. Este evento escaquístico reuniu um prize-money no valor de 1000 euros e foram 20 os clubes representados, com um total de 84 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 8 rondas.
E mais uma vez, o Clube de Xadrez A2D voltou a impor o domínio coletivo no Circuito Nacional de Semirrápidas da FPX ao classificar-se em 1º lugar por clubes de forma convincente totalizando 23,5 pontos. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se Clube de Galitos (20,5 pontos) e CX Montemor-o-Velho (20 pontos). Desta forma, foram decisivas as excelentes prestações individuais de Luís Romano (6,5 pontos; 4º lugar e 100 euros de prémio monetário), Carlos Novais (6 pontos; 7º lugar e 20 euros de prémio monetário), MF Luís Silva (5,5 pontos; 10º lugar e 20 euros de prémio monetário) e do Capitão do CX A2D, MN Bruno Gomes, (5,5 pontos; 13º lugar). O jovem clube famalicense fez-se representar por mais 4 atletas que alcançaram prestações notáveis face a competitividade que este Torneio revelou: MN Carlos Dantos (21º lugar), José Santos (38º lugar), Carlos Daniel Sampaio (71º lugar) e Artem Hudymenko (74º lugar).
Pódio Coletivo.
Parabéns!

CX A2D domina coletivamente mais uma vez!
Parabéns a todos!

No que diz respeito à classificação individual o pódio absoluto foi definido por GM Luís Galego (Assembleia Figueirense, 7 pontos), GM Kevin Spraggett (Assembleia Figueirense, 7 pontos), e MF José Padeiro (Amanhã da Criança; 6,5 pontos) que se classificaram em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.
Pódio absoluto.
Parabéns!

No próximo fim de semana, dias 18 e 19 de junho, decorrerá a Final Four da XXXVIII Taça de Portugal por Equipas 2015/2016 em que a equipa B do CX A2D tentará continuar a causar sensação depois de ter eliminado nos Quartos de Final o clube primodivisionário Grupo de Xadrez do Porto. A mais emblemática prova coletiva do Xadrez Nacional terá lugar na Academia do Sporting Clube de Portugal, em Alcochete, e o sorteio ditou os encontros Grupo Desportivo Dias Ferreira vs Ax Portugal/Atlantiagonal e Sporting Clube de Portugal vs Clube de Xadrez A2D B - Associação Académica da Didáxis.