2016/06/30

DCCLXXIX

42ª Olimpíadas de Xadrez
Irmãs Mariana e Inês Silva convocadas para a Seleção Feminina
É com satisfação que o Clube de Xadrez A2D tem a honra de tornar público que as atletas Mariana Silva e Inês Silva foram selecionadas para participar nas 42ª Olimpíadas de Xadrez! Esta competição internacional reunirá os melhores jogadores de Xadrez do Mundo e realizar-se-á entre os dias 2 e 13 setembro de 2016, em Baku capital do Azerbeijão.
A convocatória dos jogadores Portugueses para as Olimpíadas de Xadrez foi realizada ontem, dia 29 de junho, na sede da Federação Portuguesa de Xadrez pelo Selecionador Nacional António Pereira dos Santos.

A Federação Internacional de Xadrez é membro do Comité Olímpico Internacional (COI), mas “o jogo das 64 casas” ainda não participou como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos, possuindo a sua própria Olimpíada Mundial de Xadrez, que ocorre a cada dois anos, com a participação de Seleções provenientes de todos os países do mundo.
Este facto inédito no Xadrez Nacional marca, assim, a estreia de duas irmãs numa Seleção Nacional Absoluta na mais importante competição escaquística por equipas do Mundo! São esperados mais de 3000 jogadores de 160 países e Portugal estará representado pelas Seleções Nacionais Absoluta e Feminina, que são constituídas por 5 jogadores e 5 jogadoras, respetivamente. Este grande evento internacional terá o Xadrez Nacional mais uma vez representado neste momento alto do Xadrez Internacional, com duas Seleções:
-cinco melhores atletas nacionais masculinos constituem a Seleção Masculina,
-cinco melhores atletas nacionais femininos constituem a Seleção Feminina.
As jovens atletas famalicenses Mariana Silva, com apenas 17 anos, e Inês Silva, com apenas 15 anos, têm tido um progresso assinalável nos últimos 2 anos. São jogadoras que reúnem quatro características fundamentais: capacidade de concentração, inteligência, espírito competitivo e amor ao Xadrez. Com o potencial que têm revelado, no seu percurso xadrezístico, serão certamente referências incontornáveis do Xadrez Nacional Feminino e eventualmente poderão atingir o título de “Mestre de Xadrez Internacional”.

A convocatória pode ser consultada em: