2016/05/15

DCCLXXII

CAMPEONATO NACIONAL III DIVISÃO DE XADREZ – SÉRIE A
EQUIPA B DO CX A2D IMPERIAL ASCENDE À II DIVISÃO

Decorreram no passado fim-de-semana as duas últimas sessões do 58º Campeonato Nacional da  III Divisão de Xadrez por Equipas no formato concentrado em Barcelos (3ª Divisão - Série A, com 8 equipas). O CX A2D partia como líder desta prova, com 5 vitórias em 5 jogos disputados, e carimbou a subida à II Divisão Nacional por Equipas de forma IMPERIAL com mais 2 vitórias, nos 2 jogos disputados, por 4-0 perante os clubes AC Alfanense e CX Braga B, respetivamente.

A Equipa B do Clube de Xadrez A2D apresentou-se com a mais jovem formação neste Torneio Sénior, com uma média de idades de 17 anos, e portanto o grande objetivo passaria apenas por assegurar a manutenção e contribuir para elevar o nível competitivo dos jovens atletas famalicenses. No entanto, a equipa B do CX A2D causou sensação desde o início deste Torneio, pois obteve uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos, disputados a 4 tabuleiros!

Depois de assegurar a presença na Final Four da Taça de Portugal de Xadrez, que se disputará nos próximos dias 18 e 19 de junho em local ainda a definir, a equipa B do CX A2D escreveu mais uma bela página na história do Xadrez Famalicense. Os jovens atletas que brilharam no “quadrado mágico” neste Campeonato foram: Bruno Ribeiro (5,5 pontos em 7 jogos), João Romano (4 pontos em 6 jogos), Mariana Silva (6 pontos em 6 jogos), Inês Silva (6 pontos em 7 jogos), Nuno Cachada (1 ponto em 1 jogo) e Andreia Mendes (1 ponto em 1 jogo).

... os sonhos falaram mais uma vez ...
Parabéns a todos!

A Fase Final da III Divisão decorrerá em formato concentrado nos dias 13 e 14 de agosto e reunirá as 6 equipas vencedoras de cada uma das séries que disputaram um lugar na luta pelo título máximo da III Divisão Nacional: CX A2D – Vila Nova de Famalicão (Série A), EX Porto - Porto (Série B), CCD Corvos de Lis - Leiria (Série C), GD Ramiro José - Lisboa (Série D), NS São Miguel - Açores (Série E) e AXAT – Montemor-o-Novo (Série F).
Na próxima época 2016/2017, o jovem clube famalicense poderá disputar as três divisões nacionais de Xadrez Coletivo assegurando, desde já, a presença da equipa C na III Divisão Nacional, após se ter sagrado Campeão Distrital Coletivo Absoluto, da equipa B na II Divisão Nacional, vencedora da Série A da III Divisão Nacional, e da equipa A na I Divisão Nacional, caso garanta a manutenção no próximo mês de agosto (14 a 20 de agosto).

Mais informações: