2016/03/05

DCCLIX

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ 
DIDÁXIS OCTOCAMPEÃO POR EQUIPAS
IVO DIAS CAMPEÃO DISTRITAL JUVENIL
A Escola EB 2,3 João de Meira foi palco da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2015/2016, no passado dia 5 de março, contando com a participação de 12 Escolas do Distrito de Braga, num total de 73 jovens alunos xadrezistas dos escalões Iniciados e Juvenis.
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira e contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.
A arbitragem e direção da prova foi chefiada pelo professor João Martinho (Agrupamento de Escolas Professor João de Meira). Os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Na Final Juvenil, foi com satisfação que a Didáxis viu Ivo Dias (7 pontos em 7 possíveis!!) conquistar o 1º lugar, nas Provas Individuais, ao sagrar-se, segunda vez, Campeão Distrital Escolar de Xadrez 2016 obtendo uma performance 100% vitoriosa, depois de no passado mês ter atingido o título de Mestre Nacional de Xadrez da Federação Portuguesa de Xadrez. Desta forma, o jovem atleta famalicense para além do título FIDE Candidate Master (CM), junta agora o título de Mestre Nacional (MN), depois de em 6 listas diferentes e consecutivas conseguir estar acima dos 2200 pontos de ELO FIDE, tornando-se o 149º MN na história do Xadrez Nacional!
Ivo Dias recém nomeado Mestre Nacional de Xadrez foi imperial na Final Distrital Escolar de Xadrez!
Parabéns!

O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis foi a delegação mais representativa ao ser constituída por 14 alunos, sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Juvenil: Ivo Dias (1º lugar, 7 pontos),  Simão Barroso (8º lugar, 4 pontos, 8º lugar), Carlos Azevedo (10º lugar, 4 pontos), Simão Cunha (11º lugar, 4 pontos) e Pedro Pereira (12º lugar, 4 pontos). Desta forma, o título coletivo foi conquistado pela 8ª vez de forma incontestável (octocampeonato) obtendo um total de 23 pontos, deixando a 4 pontos de distância a Escola EB 2,3 de Tadim (19 pontos) e a Escola EB 2,3 João de Meira (16,5 pontos), que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate pré-estabelecidos. Desta forma, o Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis far-se-á representar no próximo dia 28 de abril, na Maia, na Final Regional Escolar, competição coletiva e individual, face aos excelentes resultados obtidos!
Didáxis sagra-se campeão distrital escolar pela oitava vez!
Parabéns a todos!

Na Final Iniciados a grande vencedora absoluta foi Maria Alice Oliveira (Escola Secundária D. Sancho I), também com uma performance 100% vitoriosa (7 pontos em 7 jogos), e a Escola anfitriã, Escola EB 2,3 João de Meira, venceu o título coletivo com um total de 18,5 pontos. O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis fez-se representar apenas por Luís Castro, que causou sensação no Torneio ao lutar pelo título absoluto até ao final da prova, que alcançou um surpreendente 4º lugar conquistando 5 pontos em 7 possíveis!
Luís Castro foi uma agradável surpresa na Final Distrital Escolar de Iniciados ao alcançar um surpreendente 4º lugar absoluto!
Parabéns!

No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Mais informações: