2016/03/24

DCCLXII

Campeonato Nacional Feminino de Xadrez
Mariana Silva alcança pódio absoluto

O 39º Campeonato Nacional Individual Feminino – vertente Lentas , referente à época 2015/2016 teve lugar no Porto, entre os dias 19 e 23 de março no Hotel Axis Porto. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Axis Porto Business & SPA Hotel.
Depois das surpreendentes vitórias nas vertentes rápidas e semirrápidas das atletas WCM Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica) e Mariana Silva (CX A2D), respetivamente, desta vez, na vertente lentas, a cabeça de série nº 1, WMF Ana Batista (GC Odivelas) não deu qualquer hipótese à concorrência alcançando uma performance 100% vitoriosa: 6 pontos em 6 jogos! Desta forma, a Mestre Feminina Ana Batista colecionou o seu 3º título (2007/2008, 2008/2009 e 2015/2016) na prova mais emblemática na categoria feminina. Em 2º lugar classificou-se a WCM Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica) somando 4,5 pontos. O 3º lugar foi decidido nos critérios de desempate, com a Maria Alice Oliveira (GD Dias Ferreira) a terminar no 3º posto com vantagem sobre a Filipa Pipiras (EX Porto) em 4º e Mariana Silva (CX A2D) em 5ª, terminando as três atletas com 4 pontos.

Pódio absoluto do CN Feminino - vertente Lentas.
Parabéns!

O CX A2D fez-se representar ainda por Inês Silva que defendia o título conquistado na época transata de forma surpreendente ao estabelecer o recorde da mais jovem Campeã Nacional Sénior. A jovem atleta famalicense não foi feliz nos jogos decisivos, mas ainda assim classificou-se em 6º lugar absoluto (3,5 pontos) numa prova com muitas jovens jogadoras, mas também com jogadoras experientes, incluindo duas Mestres de Xadrez Feminino, que durante este Torneio viveram emoções fortes na procura da melhor classificação possível.

Irmãs Inês e Mariana Silva em ação no CN Feminino - vertente Lentas.
Parabéns!

O Clube de Xadrez da Associação Académica da Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Cooperativa de Ensino Didáxis e à A2D-Associação Académica da Didáxis pelo patrocínio a estas atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação e à Federação Portuguesa de Xadrez.

Mais informações: