2016/01/23

DCCLIII

CAMPEONATO INDIVIDUAL ABSOLUTO AXDB 2016
BRUNO GOMES PENTAOCAMPEÃO QUEBRA RECORDE DISTRITAL
XADREZISTAS FAMALICENSES HOMENAGEADOS PELA CAMARA MUNICIPAL

A mais importante prova do calendário da Associação de Xadrez do Distrito de Braga 2015/2016, Campeonato Distrital Individual Absoluto de Braga-vertente Lentas, iniciou-se no dia 28 de novembro de 2015 e prolongou-se até ao dia 22 de janeiro de 2016. Este Torneio decorreu nas cidades de Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão com a finalidade de promoção e sedimentação do “jogo das 64 casas” nos clubes locais que colaboraram na organização deste evento escaquístico em parceria com a AXDB, nomeadamente Academia de Xadrez de Barcelos, Clube de Xadrez Afonsino, Clube de Xadrez Escola João de Meira e Clube de Xadrez A2D.
A arbitragem esteve a cargo do Presidente da AXDB Carlos Dias e o Diretor de Prova foi Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D.
Contando com a participação dos 44 melhores atletas do Distrito, após a realização das 7 sessões previstas, o grande destaque foi, mais uma vez, para o jovem atleta famalicense MN Bruno Gomes que veste as cores do CX A2D que obteve 6,5 pontos em 7 possíveis, com uma performance invicta! Desta forma, o “Capitão” do CX A2D com esta vitória atingiu um feito inédito na história da AXDB ao conquistar o Pentacampeonato Distrital Absoluto Individual de Xadrez ultrapassando um recorde de 9 anos do MN Henrique Castro que vincou o seu domínio entre as épocas 2004 a 2007 e era até à data o atleta com mais títulos distritais.

Depois de ceder um empate na 3ª sessão perante Rui Pedro Gomes (CX A2D), nas quatro últimas sessões, o MN Bruno Gomes não deu qualquer hipótese à concorrência com quatro vitórias consecutivas! Em 2º lugar do pódio, a escasso meio ponto da líder, classificou-se o MN Carlos Dantas (CX A2D), obtendo uma estreia promissora na sua primeira época federada pelo jovem clube famalicense CX A2D: 6 pontos em 7 possíveis. Diogo Martins (Academia de Xadrez de Barcelos) fechou o pódio, pelo segundo ano consecutivo, ao posicionar-se em 3º lugar absoluto, obtendo 5 pontos, os mesmos que o jovem atleta famalicense Carlos Novais (CX A2D), mas com pior coeficiente de desempate.
O CX A2D mostrou o seu domínio avassalador neste torneio, ao posicionar os 6 atletas participantes no TOP-10 da classificação absoluta. José Santos (CX A2D) e Simão Barroso (CX A2D), 7º e 8º classificados respetivamente, mostraram o excelente nível de forma que atravessam ao fecharem o torneio com uma vitória, obtendo 4,5 pontos. Rui Pedro Gomes (CX A2D) lutou pelo pódio absoluto até ao último segundo, mas não foi feliz na 7ª e última sessão, classificando-se em 10º lugar absoluto com 4 pontos.
A cerimónia de encerramento decorreu na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme e contou com o patrocínio da CMVNF. O Sr. Vereador do Desporto e Juventude da CMVNF, Mário Passos, marcou a sua presença enaltecendo o trabalho desenvolvido pela AXDB na afirmação do jogo do Xadrez no distrito com resultados de relevo a nível nacional e até mesmo internacional de atletas e clubes. Também, aproveitou a oportunidade ao proceder à entrega de Cartas de Louvor da CMVNF à equipa do CX A2D que se sagrou recentemente Vice-Campeão Nacional da Taça de Associações, nomeadamente aos atletas MF Luís Silva, MN Bruno Gomes, CM Ivo Dias, Luís Romano e Adriano Macedo. 
Para finalizar com “chave de ouro”, também foi agraciado pela CMVNF o jovem mestre famalicense Ivo Dias, atual Campeão Nacional Absoluto Sub18 na vertente lentas e semirrápidas vincado a sua hegemonia no Xadrez Jovem Nacional.

Mais informações: