2015/03/28

DCXCIV

CAMPEONATO DISTRITAL DE JOVENS DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D MANTÉM DOMÍNIO
Terminou no passado dia 25 de março as Finais Distritais de Jovens de Xadrez 2015 que decorreram nas instalações da Escola E.B. 2,3 João de Meira, em Guimarães. Esta competição envolveu 44 participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, 10, 12, 14, 16 e 18 e o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 4 atletas.
Foi com grande satisfação e regozijo que os jovens atletas, do Clube de Xadrez da A2D mostraram continuar a dar provas do excelente momento que atravessam ao conquistarem 5 títulos distritais dos 9 em disputa! 
Nos Sub-18, a jovem atleta Mariana Silva (CX A2D) revalidou o título distrital feminino conquistado na época transata e conquistou pela primeira vez um título distrital absoluto jovem!
Nos Sub-14, a grande sensação foi a dupla vitória pelo segundo ano consecutivo, feminino e absoluto, por parte de Inês Silva (CX A2D), recém-vencedora do título distrital escolar juvenil nas categorias absoluta e feminina! Simão Barroso (CX A2D), que carimbou recentemente o passaporte para a Final Regional Escolar 2015, deu indicações de atravessar um excelente momento de forma ao classificar-se em 5º lugar absoluto.
Irmãs Mariana e Inês Silva vincam o seu domínio no Xadrez Jovem Distrital desde a época 2010/2011!
Parabéns!

Nos Sub-12, o grande destaque foi para José Santos (CX A2D), pois não deu qualquer hipótese à concorrência e conquistou o seu quinto título distrital jovem com uma performance invicta: 4,5 pontos em 5 jogos! Com o pentacampeonato conquistado, o jovem atleta do Clube Famalicense CX A2D prepara-se para fazer história no palmarés da AXDB já que ainda lhe restam mais oito épocas na categoria jovem! 
José Santos sagra-se Pentacampeão Distrital Jovem!
Parabéns!

Os restantes campões distritais foram Simão Maia (CX Braga, Sub-08), Diogo Costa (CX Escola EB João de Meira, Sub-10), Catarina Pinto (CX Braga, Sub-10 Feminino) e Pedro Mendes (CX Escola EB João de Meira, Sub-16).
Em jeito de conclusão, estes resultados mostram uma continuação do domínio no Xadrez Distrital Jovem por parte do Clube de Xadrez A2D!
Mais informações:

CAMPEONATO DISTRITAL POR EQUIPAS DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE VICE-CAMPEÃO
A Equipa C do Clube de Xadrez A2D sagrou-se Vice-Campeã Distrital Absoluta por Equipas de partidas lentas, alcançando 4 vitórias e 1 derrota, totalizando, desta forma, 13 pontos. A prova, organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), iniciou-se em janeiro com 8 equipas e desenrolou-se ao longo de 5 jornadas, tendo como Diretor de Prova David Fernandes.
O ritmo de jogo realizado foi de 90 minutos, com um acréscimo de 30 segundos a cada jogada, disputando-se o resultado final a quatro tabuleiros.
Das 8 equipas em prova, desde cedo se percebeu que o resultado final seria disputado entre as duas candidatas ao título: a equipa B do clube vimaranense GDRA Urgeses e a equipa C do jovem clube famalicense CX A2D. No confronto direto, os jovens atletas famalicenses não foram felizes e perderam pela margem mínima (1,5-2,5), tendo a equipa vimaranense valer a sua experiência nos momentos decisivos do jogo. 
O jogo que decidiu o título distrital coletivo absoluto: CX A2D vs GDRA Urgeses (2,5-1,5).
CX A2D Vice-Campeão Distrital 2015.
Parabéns!

O último lugar do pódio foi ocupado pela equipa B da Academia de Xadrez de Barcelos que obteve 10 pontos (2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas).
De realçar o grande espírito de grupo dos xadrezistas famalicenses, sendo o culminar de diversas horas de treino e preparação. Os xadrezistas que deram o seu contributo para a equipa foram: Rui Pedro Gomes (Capitão), João Romano, Bruno Medeiros, Vítor Carvalho, Pedro Ferreira, Carlos Marco Pereira e Pedro Carvalho.
Mais informações:


DCXCIII

Campeonato Distrital Escolar Juvenil
Inês Silva vence a dobrar: título feminino e absoluto
Didáxis sagra-se Vice-Campeã
Andreia Mendes Vice-Campeã

Delegação do CX A2D chefiada pelo Professor Rui Pedro Gomes.
Parabéns!
 Pódio Absoluto.
Parabéns!

Pódio Feminino.
Parabéns!

2015/03/22

DCXCII

Campeonato Nacional Individual de Xadrez- Fase Apuramento
JOVENS ATLETAS FAMALICENSES NO TOP-10 NACIONAL
IVO DIAS GARANTE TIÍTULO CANDIDATE MASTER

A Fase de apuramento do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez terminou a semana passada, depois de 9 rondas intensas de emoções fortes até ao último instante, onde 39 atletas, do Norte a Sul do País, ambicionavam um dos três primeiros lugares que garantia acesso à Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez…
O grande vencedor foi MN António Vasques (Sporting Clube Portugal) destacando-se da concorrência com uma prova muito segura, liderando desde cedo a prova e à 8ª e penúltima Ronda confirmou o apuramento e o 1º lugar, com uma performance invicta: 6 vitórias e 3 empates. A indefinição dos restantes lugares do pódio manteve-se até ao final, chegando à penúltima ronda com 4 jogadores a defrontarem-se entre si e a dependerem da sua vitória no jogo para garantir um lugar nos 3 primeiros classificados, estando outros 6 jogadores à espreita dum deslize. Todavia, depois da nona e última ronda o MF Vasco Diogo (Associação Académica de Coimbra) e o CM Pedro Rego (SCP) garantiram o 2º e 3º lugares, respetivamente, com 6,5 pontos em 9 possíveis.
Pódio do CNIA-Fase de Apuramento.
Parabéns!

O Clube de Xadrez A2D fez-se representar por 3 atletas que ambicionavam o apuramento direto à Fase Final. O MN Bruno Gomes, tetracampeão distrital absoluto e Capitão do jovem clube famalicense, ficou a escasso meio ponto do apuramento, classificando-se em 5º lugar (6 pontos) e arrecadando um prémio monetário no valor de 50 euros. Luís Romano, 4º tabuleiro do CX A2D, foi a grande surpresa deste evento ao posicionar-se em 6º lugar, também com 6 pontos mas pior coeficiente de desempate, com um ganho de 29 pontos de elo FIDE. Ivo Dias, Campeão Europeu de Xadrez Escolar do FISEC, chegou a surpreender a concorrência até à 6ª sessão, ao posicionar-se em 2º lugar, atingindo uma performance acima do elo FIDE 2200 conquistando assim o título FIDE CANDIDATE MASTER. Mas, nas últimas 3 sessões acumulou apenas 1 ponto em 3 possíveis e, desta forma, o 3º tabuleiro do CX A2D, quedou-se no 7º lugar.
Com a participação neste evento escaquístico ficou completa a primeira fase de preparação da Equipa A do CX A2D que ambiciona garantir a permanência, pelo segundo ano consecutivo, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão por Equipas que se realizará no mês de agosto.
O Distrito de Braga ainda se fez representar pelo experiente atleta vimaranense Eduardo Viana (GDR Urgeses) que se classificou em 29º lugar com um campeonato bastante interessante ao acumular 13 pontos de elo FIDE.

Distrito de Braga fez-se representar por dois clubes: CX A2D e GDR Amigos de Urgeses.
Da esquerda para a direita:
Luís Romano, MN Bruno Gomes, Eduardo Viana e Ivo Dias.
Parabéns!


DIÁRIO DE BORDO (por Luís Romano, 4º tabuleiro do CX A2D "A")
"Saímos da Didáxis por volta das 9h da manhã de domingo. A viagem durou menos de 4 horas, e almoçamos já na capital.

O torneio realizou-se no Hotel Mundial, e a primeira ronda começou às 15h. Eu, o Bruno e o Ivo entrámos como favoritos nas partidas respectivas. O Bruno foi o primeiro a acabar, aproveitando um erro do adversário para executar um ataque duplo com a dama que forçou o adversário a perder material. Em vez disso, este decidiu desistir. Eu aproveitei as dificuldades de desenvolvimento que criei ao meu adversário na abertura para partir para um ataque ao roque que resultou num final onde tinha um cavalo de vantagem, algo que não tive problemas em converter. O Ivo teve o jogo mais disputado da ronda. Depois de ficar numa situação complicada, colocou sérios problemas ao adversário, respondendo este de forma algo imprecisa e desistindo depois de permitir ao rei branco chegar até ao outro lado do tabuleiro, onde tornava a promoção dos peões imparável.

Depois de um jantar rápido, voltamos ao Hotel para mais uma ronda, desta vez à noite. Mais uma vez, o Bruno e o Ivo entravam como favoritos, mas eu enfrentava o 5º cabeça de série do torneio. O Ivo, jogando com as peças negras, conseguiu desde cedo colocar pressão no adversário, fazendo com que este cedesse, dando uma peça. A partir daí, não houve dúvidas quanto ao resultado do encontro. O Bruno, de brancas, surpreendeu o adversário na abertura, jogando uma linha complicada onde ambos os lados precisam de jogar com cuidado para não sofrer uma derrota rápida. Compreendeu melhor uma posição muito confusa e, quando a poeira assentou, o material a mais era suficiente para assegurar a vitória, e o seu adversário desistiu no lance 30. O meu jogo foi dos últimos a acabar. Depois de responder bem aos problemas colocados na abertura pelo meu adversário, cheguei a uma posição onde tinha melhores hipóteses, mas o meu adversário continuou a procurar recursos e, passadas já 3 horas de jogo, acabei por ceder e cometi um erro que acabou por me custar a partida. Assim, no fim do primeiro dia de jogos, eu estava com um score de 50%, enquanto que os meus colegas estavam a fazer um torneio perfeito.

No segundo dia apenas se jogou uma ronda, com início às 20h30. O meu jogo foi o primeiro a acabar. Sacrifiquei um peão na abertura, mas o meu adversário ficou com sérios problemas a nível de desenvolvimento, aos quais podia responder de duas maneiras. Ou tentava aos poucos libertar a posição, gastando alguns lances no processo, ou jogava de forma ativa e deixava os problemas de desenvolvimento para serem resolvidos mais tarde. Escolheu a primeira, o que se revelou uma escolha pouco feliz. Quando realizou o seu plano, eu fiquei com dois peões a mais num final. Depois de algumas trocas, o meu adversário desistiu, afirmando que era "uma questão de tempo" e o resultado já estava decidido. Entretanto, o Bruno e o Ivo tinham jogos muito disputados. O Bruno partia como ligeiro favorito, mas acabou por aceitar uma proposta de empate no meio jogo, um resultado que não é negativo, dado que jogava de negras. O Ivo jogou com o cabeça-de-série do torneio, e, de brancas, rapidamente criou problemas ao seu opositor, obrigando-o a gastar cedo grande parte do tempo que tinha no relógio. Este defendeu-se e conseguiu aliviar pressão suficiente para atingir um empate.

A quarta ronda jogou-se na terça-feira, e o sorteio ditou o primeiro derby! O Bruno jogou, de brancas, com o Ivo. O jogo rapidamente terminou num empate por repetição de lances. Eu joguei com um adversário com um elo semelhante ao meu e, depois de uma longa linha teórica, consegui aproveitar alguns dos seus erros no final para decidir o jogo a meu favor. Assim, no fim do quarto dia, estávamos todos empatados com 3 pontos em 4 possíveis.

Quarta-feira foi dia de ronda dupla, e o sorteio voltou a ditar um derby! Coube-me conduzir as peças brancas contra o Bruno. O Ivo tinha um jogo difícil, jogando de brancas contra um veterano com praticamente o mesmo elo que ele, mas não se deixou intimidar. Depois de uma abertura muito bem preparada, que lhe deu uma excelente posição, não deu qualquer hipótese de defesa e destruiu convincentemente a defesa das negras. O derby durou mais tempo e foi dos últimos jogos a acabar. Depois de uma abertura que me prometia uma boa vantagem, o Bruno navegou melhor nas complicações e teve grande parte do final com um cavalo de vantagem. No entanto, consegui colocar problemas constantemente, apesar de ter sempre uma posição perdida, mas acabei por ser recompensado no final, quando o Bruno falhou algumas oportunidades de converter e eu consegui escapar com um empate.

Nesse dia, houve um jantar de convívio que reuniu uma boa parte dos jogadores que jogaram no torneio. Nós os três participámos nesse jantar e, logo de seguida, voltámos para o hotel para a ronda da noite. O Ivo defrontou de brancas um jogador teoricamente mais forte, mas este aceitou o seu pedido de empate relativamente cedo no jogo. O Bruno recuperou do empate concedido de tarde e venceu de brancas, juntando-se ao grupo que estava empatado no segundo lugar da classificação. O meu jogo voltou demorar bastante tempo, mas nunca consegui recuperar do peão que perdi na abertura e, no final, não consegui descobrir a técnica de empate, cedendo a minha segunda derrota do torneio.

Na quinta-feira, o Bruno defrontou, de brancas, o lider isolado do torneio. O jogo podia ter pendido para qualquer lado, mas o resultado final foi um empate. O Ivo jogou de negras com um adversário teoricamente mais fraco. Apesar de ter pressionado durante algum tempo, não conseguiu quebrar a defesa do seu adversário e cedeu mais um empate. À sétima ronda, este foi o seu primeiro resultado negativo. O meu jogo voltou a ser dos últimos a acabar. Depois de uma abertura desastrosa por parte do meu adversário, este obrigou-me a encontrar muitos recursos para manter a minha grande vantagem, mas consegui finalmente ganhar o jogo passadas mais de quatro horas.

Na penúltima ronda foi a vez do Ivo defrontar, de negras, o lider do torneio. Conseguiu resolver os prolemas na abertura e, quando parecia finalmente ter o jogo controlado, falhou um cálculo que rapidamente o obrigou a desistir. O Bruno jogou de negras contra o cabeça-de-série do torneio. A abertura não lhe correu bem e foi obrigado a defender uma posição difícil. Fê-lo com tenacidade, obrigando o adversário a gastar grande parte do seu tempo, mas este acabou por conseguir resolver os problemas e demonstrar as suas credencias, batendo o Bruno numa bela partida. Eu defrontei um jogador teoricamente mais forte, de negras, e tive que defender passivamente durante grande parte do tempo, até perder controlo do jogo e acabar numa posição perdida. Mais uma vez, algumas falhas técnicas por parte do meu adversário permitiram-me escapar com um empate.

À partida para a última ronda, eu, o Bruno e o Ivo partiamos com os mesmos pontos, e a lutar pelo 3º lugar (que dava o apuramento), sabendo, ainda assim, que mesmo que se ganhássemos os três havia poucas hipóteses de um de nós se apurar. O Bruno, de brancas, fez bom uso da sua preparação e defendeu-se bem contra o xadrez atacante do seu adversário, repelindo o ataque e ganhando uma vantagem material no processo que obrigou o seu adversário a desistir mais tarde. Eu joguei com um adversário teoricamente mais fraco (embora com uma diferença de elo mínima), e, de brancas, depressa construi um ataque muito perigoso. O meu adversário não resistiu a esse ataque e também eu consegui fechar o torneio com uma vitória. O Ivo foi o último a acabar e, apesar de ter tentado pressionar, não foi além de um empate, de brancas, mais uma vez contra um jogador teoricamente mais fraco.

Assim, depois de começar o torneio bastante bem, o Ivo sentiu dificuldades no final e acabou em 7º lugar, o que não pode ser considerado um mau resultado, dado que partia em 8º lugar na lista inicial. Eu fiz um torneio com vários resultados positivos, o que me valeu o 6º lugar e uma subida de 29 pontos FIDE. Com a vitória na última ronda, o Bruno terminou em 5º lugar, que lhe deu direito a um prémio monetário de 50€. Infelizmente, nenhum de nós conseguiu o tão ambicionado apuramento, mas, no geral, tivemos uma boa prestação no torneio, alcançando os 5º,6º e 7º lugares entre 39 participantes.

No fim do torneio, jantámos ainda em Lisboa e regressámos a Braga, concluindo assim uma excelente semana de xadrez!"

Mais informações:

2015/03/06

DCXCI

Jovens famalicenses à conquista da elite do xadrez nacional
Três atletas da Equipa “A” do Clube de Xadrez A2D tentarão na semana de 8 a 14 de março conquistar um lugar na elite do Xadrez Nacional ao assegurarem o apuramento para a Fase Preliminar do Campeonato Nacional Absoluto de Xadrez.
O Mestre Nacional Bruno Gomes, será o representante máximo do Distrito de Braga após ter conquistado recentemente o quarto título distrital absoluto. Como 3º cabeça de série deste evento escaquístico, o Capitão do CX A2D tem a ambição de conquistar o título de Mestre FIDE (com elo atual de 2264 tentará atingir a fasquia de elo 2300).
Ivo Dias, Vice-Campeão Distrital Absoluto e Campeão Europeu de Xadrez Escolar-FISEC, após ter sido convocado para a Seleção Nacional de Jovens sonha classificar-se nos três primeiros lugares para garantir um lugar no TOP-10 Nacional Absoluto da presenta época.
Luís Romano, recém-nomeado para o 4º tabuleiro da equipa A do CX A2D e atual Campeão Distrital Absoluto de Rápidas, tem ambição de conquistar os pontos suficientes neste Torneio para ultrapassar rating FIDE de elo 2000.
Luís Romano, MN Bruno Gomes e Ivo Dias sonham com o apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional Individual de Xadrez...
Parabéns e bons jogos!

 O 1º tabuleiro do CX A2D, MF Luís Silva, e o 5º tabuleiro do CX A2D, Adriano Macedo, participarão, no mês de março, num Estágio de Xadrez Interativo com o objetivo de melhorarem vários aspetos das três fases do “jogo das 64 casas” - Aberturas, Meio-Jogo e Finais.
O CX A2D milita atualmente na 1ª Divisão Nacional por Equipas, isto é, na elite nacional dos 10 melhores Clubes de Xadrez Nacional com uma equipa formada a 100% por jovens valores fruto da formação implementada desde o ano da sua criação no ano letivo 2003/2004: MF Luís Silva (1º Tabuleiro), MN Bruno Gomes (2º Tabuleiro), Ivo Dias (3º Tabuleiro), Luís Romano e Adriano Macedo (4º e 5º Tabuleiros).
A jovem equipa famalicense prepara a presente época desportiva com tenacidade e empenho, sonhando em garantir pelo segundo ano consecutivo a permanência na I Divisão Nacional no próximo mês de agosto, bem como, ultrapassar já no próximo dia 18 de abril a Academia de Xadrez de Barcelos, que conquistou recentemente o título nacional coletivo na vertente Rápidas, nos 1/16 avos de final da Taça de Portugal 2014/2015.

Equipa Principal do CX A2D da presente época desportiva...
Parabéns!

Mais informações: