2015/12/14

DCCXLVIII

XIII MEMORIAL LIMA TORRES
CARLOS NOVAIS VENCE E CONVENCE EM BARCELOS

Decorreu no passado dia 12 de dezembro, na Escola Secundária Alcaides Faria - Barcelos, o torneio de Xadrez XIII MEMORIAL LIMA TORRES, uma justa homenagem a um ícone do Xadrez Distrital e ilustre cidadão de barcelense: Engenheiro Lima Torres (1916-2002).
A organização deste evento, que este ano contou com 78 participantes e foi organizado pelo clube Campismo Caravanismo de Barcelos contando com o apoio da Academia de Xadrez de Barcelos, Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Câmara Municipal de Barcelos, União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (São Martinho e São Pedro).
Com arbitragem de Filipe Costa e direção de prova a cargo de Luís Massa este evento histórico viveu mais uma vez emoções fortes até ao cair da seta do relógio, pois esta prova foi disputada em sistema suíço com 7 sessões a um ritmo de 15 minutos por jogador.
Ambiente geral.

 Este evento escaquístico é o maior torneio realizado no distrito de Braga sem custos de inscrição, sem prémios monetários e é aberto a todos os participantes, federados e não federados.
Pódio absoluto.

Carlos Novais na sua estreia pelo CX A2D venceu e convenceu em Barcelos!
Parabéns!

O grande vencedor foi o jovem atleta famalicense, Carlos Novais, que na sua estreia pelo Clube de Xadrez A2D , alcançou uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 possíveis! O pódio absoluto completou-se com dois atletas do GDR Amigos de Urgeses que alcançaram 6 pontos: Alexandre Mano e Artur Lemos.
O CX A2D fez-se representar ainda por Simão Barroso que alcançou o 14º lugar ex-aqueo e revelou o excelente momento de forma que atravessa ao conquistar 4,5 pontos. Carlos Dias (CX A2D) posicionou-se em 37º lugar ex-aqueo e obteve 3,5 pontos em 7 possíveis.
Este evento ficou marcado por um agradável jantar-lanche de convívio oferecido a todos os participantes que receberam ainda uma lembrança para mais tarde recordar: o emblemático prato que apresenta uma figura de xadrez pintada à mão, sendo já motivo de coleção por vários participantes que continuam a marcar presença neste Torneio. Os troféus por escalões e os primeiros classificados, receberam do Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos uma peça do artesão João Ferreira: o galo com coroa de rei, interligou o xadrez e a figura máxima do artesanato barcelense.
Pódio
§  1º Carlos Novais, CX A2Didaxis – A2d,  6.5 pontos
§  2º Alexandre Mano, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos
§  3º Artur Lemos, GDR Amigos Urgeses, 6 pontos
Classificação por escalões
§  Sub. 8, 35º Clara Couto, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
§  Sub. 10, 27º Gaspar Couto, Escola Xadrez Porto, 3 pontos
§  Sub. 12, 29º Tiago Marques, Escola Xadrez Porto, 4 pontos
§  Sub. 14, 11º Orlando Ribeiro, CX EB 2, 3 João Meira, 5 pontos
§  Sub. 16, 10º André Pinto, Clube de Xadrez de Braga, 5 pontos
§  Sub. 18, 4º Ricardo Marques, Escola Xadrez Porto, 5.5 pontos
§  Sub. 20, 5º Diogo Oliveira Martins, Academia de Xadrez de Barcelos, 5.5 pontos
§  Feminino, 16º Filipa Pipiras, Escola Xadrez Porto, 4.5 pontos
§  Veterano, 18º Horácio Barra, Academia de Xadrez de Barcelos, 4.5 pontos
Melhor Barcelense em prova
§  Mário Eiras

Fonte: Filipe Costa, Presidente da Academia de Xadrez de Barcelos.

Mais informações: