2015/12/06

DCCXLV

CAMPEONATO NACIONAL SEMIRRÁPIDAS
LUÍS SILVA TOP-TEN NACIONAL
Para mais tarde recordar...
Parabéns a todos!

Disputou-se a 5 de dezembro, no Externato Penafirme - Torres Vedras, a primeira prova individual absoluta da nova época xadrezística 2015/2016.
O 37º Campeonato Nacional Absoluto de Semirrápidas foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez contando com o apoio do Académico de Torres Vedras, do Externato Penafirme e do Clube Académico Penafirme.
Participaram 97 aletas nesta edição, representando 25 clubes nacionais, com um leque muito interessante de jogadores, onde figuravam 15 titulados internacionais e nacionais com uma forte presença de vários ex-campeões, entre os quais o GM António Fernandes, Campeão Nacional a época passada, o jovem famalicense MF Luís Silva (Clube de Xadrez-A2D), que procurava revalidar o título depois de vencer em 2012/2013 e 2013/2014 e o MI Sérgio Rocha a última vez Campeão Nacional em 2006.
No entanto, foi o MI Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), atualmente o jogador português com mais Elo, a conquistar o seu 1º título nacional neste ritmo de jogo depois duma emocionante reta final de prova onde foram disputas 7 sessões com elevado nível de competitividade.
O MF Luís Silva lutou pelos lugares cimeiros durante toda a prova, mas uma derrota na antepenúltima sessão perante o MI matosinhense Jorge Ferreira desfez o “sonho do tricampeonato”. Após duas vitórias contundentes nas duas últimas sessões posicionou-se em 8º lugar ex-aqueo.
A delegação do CX A2D fez-se representar por mais 7 atletas: João Romano (Sub 20), Bruno Ribeiro (Sub 18), Adriano Macedo e José Santos (Sub 14) obtiveram 4 pontos e classificaram-se em 24º lugar ex-aqueo, o que denota o bom momento de forma que atravessam neste início de época; Vítor Carvalho alcançou o 56º lugar (3 pontos) e deu excelentes indicações para o Campeonato Nacional de Veteranos que disputará esta época; os benjamins (Sub 12) João Emanuel Silva (1,5 pontos) e Carlos Daniel Sampaio (0 pontos) classificaram-se em 92º e 97º lugares, respetivamente, e adquiriram uma excelente experiência face ao elevado nível de jogo que existe numa competição sénior.
Mais informações: