2015/12/14

DCCXLVII

2º Torneio Internacional de Xadrez Mosteiro de Tibães
IVO DIAS CLASSIFICOU-SE EM 2º LUGAR EM IGUALDADE PONTUAL
COM VENCEDOR ANDRÉ SOUSA
Ambiente geral.

O Mosteiro de São Martinho de Tibães recebeu a 2ª edição do Torneio internacional de Xadrez organizado pelo Clube de Xadrez de Braga, nesta que se tem tornado a sua “casa” predileta para a realização de eventos de xadrez de enorme prestígio na cidade de Braga.

Desde cedo que o evento se destacou pela positiva com jogadores e acompanhantes a serem recebidos como reis e rainhas pela Organização, Mire de Tibães e o Mosteiro de Tibães num Welcome Drink na sala de convívio da hospedagem do Mosteiro de Tibães. De seguida, era chegado o momento dos jogadores demonstrarem em frente ao tabuleiro todo o seu saber, fruto de anos de estudo deste nobre jogo, o xadrez.

Foram 7 rondas jogadas de sexta a terça-feira, 8 de Dezembro onde se associou a cultura ao desporto de competição, numa sala belíssima para se jogar xadrez, nas cavalariças do Mosteiro de Tibães.

Mas não foram só os graúdos que tiveram o prazer de jogar xadrez no Mosteiro, paralelamente, na tarde de 7 de Dezembro as crianças do jardim-de-infância do Carrrascal tiveram a oportunidade de contactar pela primeira vez com o jogo, numa iniciativa conjunta pela Junta de Freguesia de Mire de Tibães e o CXB, pretendendo sensibilizar a comunidade para as vantagens que o xadrez introduz no ensino das crianças.

Ivo Dias vincou a sua supremacia perante Yaroslav Minakov na última sessão e alcançou, dessa forma, o 1º lugar ex-aqueo!
Parabéns!


No que concerne ao torneio, dois dos candidatos a ganhar o torneio, o CM Ivo Dias e o NM André Sousa defrontavam-se à 4ª ronda, tendo saído vencedor o recém Mestre Nacional André Sousa, tomando a dianteira na classificação geral. Na sua alçada estava Yaroslav Minakov (CXB) que o defrontou e venceu na 6ª ronda subindo assim ao 1º lugar da geral. À 7ª ronda, último dia de prova, os lugares do pódio ainda estavam por definir pelo que se viveram momentos de enorme pressão e ansiedade… Na primeira mesa o jovem atleta famalicense CM Ivo Dias (CX A2D) fez valer o seu favoritismo, com uma vitória tangencial, perante Yaroslav Minakov e na 2ª mesa André Sousa foi feliz após Luís Romano (CX A2D) largar uma Torre num lance numa posição bastante complexa. Desta forma, graças aos critérios de desempate o pódio absoluto foi definido do seguinte modo: André Sousa (GD Dias Ferreira, 6 pontos), Ivo Dias (CX A2D, 6 pontos) e Yaroslav Minakov (CXB; 5,5 pontos).

A delegação do CX A2D foi representada por mais 5 atletas: Luís Romano (4º lugar ex-aqueo; 5 pontos); Mariana Silva, Inês Silva e Henrique Peres (9º lugar ex-aqueo) e Carlos Dias (18º lugar ex-aqueo, 3 pontos).

Pódio absoluto.
Parabéns!

Para mais tarde recordar...
Parabéns a todos!

A 3ª edição do Torneio de Xadrez no Mosteiro de Tibães tem já data marcada e promete regressar para o ano de 1 a 8 de Dezembro de 2016.

Mais informações:


Fonte: David Fernandes, Presidente do Clube de Xadrez de Braga.
Direitos de imagem: Camaleão- Reportagem de Eventos.