2015/10/18

DCCXXXVII

TAÇA NACIONAL ASSOCIAÇÕES DE XADREZ

CX A2D VICE-CAMPEÃO NACIONAL

No passado fim-de-semana, entre os dias 17 e 18 de outubro, decorreu a última prova do calendário nacional referente à época 2014/2015: II Taça Nacional das Associações de Xadrez. Este evento escaquístico decorreu no Hotel Comendador no Bombarral com o apoio do Clube local de Xadrez, CP Bombarral, e juntou os vencedores das Taças Distritais na procura de mais um título nacional que foi conquistado o ano passado pelo Sporting CP.

Estiveram presentes 6 equipas dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa  e à semelhança da época passada, a prova realizou-se em formato eliminatório com apuramento de todos os lugares da classificação.

O jovem clube famalicense Clube de Xadrez A2D causou sensação ao eliminar nos Quartos-de-final a cabeça de série nº 1, o GX Porto, pela margem mínima 2,5-1,5, após garantir 3 empates nos três primeiros tabuleiros e com vitória decisiva no 4º tabuleiro de Adriano Macedo perante o experiente José Rodrigues. Na Meia-Final os atletas famalicenses cilindraram a equipa da casa, CP Bombarral, por 4-0, obtendo um pleno de vitórias nos quatro tabuleiros em disputa. Chegados à eliminatória final, defrontaram-se duas equipas primodivisionárias, CX A2D e CX Montemor-o-Velho/CTGA, e desta vez a equipa do Distrito de Coimbra foi mais feliz ao vencer por 3-1, depois do ano passado ter ficado em 2º lugar.

CX A2D caiu apenas na Final perante o CX Montemor-O-Velho.
Parabéns!

A equipa principal do Xadrez da Didáxis obteve um resultado histórico, na disputa da sua primeira Final do Xadrez Nacional, pois na época passada classificou-se em 6º lugar, evidenciando uma ascensão consistente em relação a épocas transatas. Os atletas que escreveram mais uma bela página na história do Xadrez Famalicense foram: MF Luís Silva (1º tabuleiro; 2 pontos em 3 jogos); CM Ivo Dias (2º tabuleiro; 1,5 pontos em 3 jogos); Luís Romano (3º tabuleiro; 1,5 pontos em 3 jogos) e Adriano Macedo (2,5 pontos em 3 jogos).

O 2º lugar do pódio absoluto foi ocupado pela jovem equipa famalicense!
Parabéns!

A Classificação Final ficou assim ordenada:
1º CX MONTEMOR-O-VELHO/CTGA
2º CX A2D
3º AEJ S. JOÃO DA MADEIRA
4º CP BOMBARRAL
5º GX PORTO
6º ADRC MATA DE BENFICA

Mais informações: