2015/07/04

DCCXV

XV PROFIGAIA OPEN
Jovens atletas do CX A2D brilham mais uma vez

Ivo Dias e as irmãs Inês e Mariana Silva revelaram um desempenho notável!
Parabéns!

Decorreu nas instalações da Escola Profissional de Gaia, entre os dias 27 de junho a 3 de julho, o XV Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Gaia (XV PROFIGAIA OPEN) cujo grande vencedor foi o Grande Mestre sérvio Dragan Paunovic (AX Gaia), somando 7,5 pontos em 9 possíveis fruto de 6 vitórias e 3 empates, voltando a vencer um torneio do Circuito Nacional de Lentas 2014/2015, depois da vitória em Coimbra no Open Queima das Fitas em maio passado.
O grande destaque deste evento escaquístico internacional foi o jovem mestre famalicense CM Ivo Dias (CX A2D) que terminou esta prova em 2º lugar ex-aqueo (5 vitórias e 4 empates, com uma subida de 20 pontos de elo FIDE e prémio monetário de 150 euros) a escasso meio ponto da liderança. Desta forma, quatro mestres portugueses obtiveram 7 pontos ordenados da seguinte forma pelos critérios de desempate: MI Sérgio Rocha (FC Barreirense), MI António Fróis (AX Gaia), CM Ivo (CX A2D) Dias e MN André Viela (GD Dias Ferreira). Com esta prestação notável, Ivo Dias sonha com a participação, pelo terceiro ano consecutivo, na Final do Circuito Nacional de Lentas que decorrerá no final da presente época desportiva entre os dias 29 e 31 de outubro.
A vencedora do 1º prémio feminino foi Mariana Silva (CX A2D) que se classificou em 15º lugar (6 pontos em 9 possíveis) e ultrapassou a barreira de 1800 elo FIDE ao conquistar 86 pontos de elo FIDE. Em 2º lugar feminino e 2º lugar Sub-14 posicionou-se a atual Campeã Nacional Sénior, Inês Silva (CX A2D), conquistando 5,5 pontos (23º lugar absoluto), ultrapassando a barreira de 1700 elo FIDE com um ganho de 63 pontos de elo FIDE.
Este evento escaquístico contou com a participação de 106 atletas e foi pontuável para o CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPJ) e das Associações Territoriais (neste caso a do Porto). Integrado neste CIRCUITO o concelho de Vila Nova de Famalicão acolherá entre os dias 2 a 7 de agosto, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, o III TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO organizado pelo CX A2D e Associação de Xadrez do Distrito de Braga, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Federação Portuguesa de Xadrez, Cooperativa de Ensino Didáxis, Associação Académica da Didáxis e Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis-Vale S. Cosme. A conferência de imprensa do III TORNEIO INTERNACIONAL CIDADE DE FAMALICÃO realizar-se-á no próximo dia 28 de julho, também na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, visando promover o maior evento escaquístico do Distrito, que promete sedimentar Vila Nova De Famalicão como um dos polos de referência do Xadrez Nacional.