2015/07/27

DCCXIX



CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE XADREZ
DIDÁXIS 2º LUGAR NACIONAL COLETIVO DE XADREZ JOVEM
Ivo Dias Campeão Nacional Absoluto Sub-18
Mariana Silva Campeã Nacional Sub-18
Inês Silva Campeã Nacional Sub-14
Ambiente geral.

Decorreu, nos passados dias 22 a 26 de Julho, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Luso, o Campeonato Nacional de Jovens de lentas, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e o Inatel.
A competição dividiu-se em 7 torneios, correspondentes aos escalões de idades diferentes: sub-8, sub10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-20, totalizando umas avultadas 3 centenas de jogadores. O CN Jovens, de ritmo lento, dividiu-se em 7 jornadas ao longo dos 4 dias.

Este torneio, de máxima importância para o xadrez jovem português, contou com a presença do Clube de Xadrez A2D, que se apresentou com uma delegação de 13 atletas, nos escalões de sub-10 a sub-20, denotando a forma transversal como o xadrez chega aos jovens famalicenses, em grande amplitude de idades. A delegação do jovem clube famalicense esteve sob alçada dos monitores Bruno Gomes e Rui Pedro Gomes, que acompanharam com proximidade a prestação e estadia de cada um dos atletas.
Delegação do CX A2D na Cerimónia de Abertura.
Parabéns a todos!
Delegação do CX A2D na Cerimónia de Encerramento.
Parabéns a todos!

A nível individual, o grande destaque foi Ivo Dias, do CX A2D, que conquistou de forma irrevogável o título de Campeão Nacional sub-18, obtendo 6 pontos em 7 possíveis, num torneio de elevada competitividade. O jovem famalicense da equipa principal do CX A2D demonstrou uma excelente forma xadrezística, numa altura em que se prepara para defender o título do Torneio Internacional Cidade de Famalicão, 3ª edição, a decorrer de 2 a 7 de Agosto na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, bem como ajudar a equipa na manutenção na 1ª Divisão Nacional, nos próximos dias 16 a 22 de Agosto. A completar o pódio, classificaram-se Guilherme Martins (2º lugar), do GD Dias Ferreira e Daniel Bernardo (3º lugar), do CX Colégio Português.


Pódio Absoluto Sub-16.
Parabéns Ivo Dias!



Pódio Feminino Sub-16.
Parabéns Mariana Silva!

Pódio Feminino Sub-14.
Parabéns Inês Silva!

Ainda no mesmo escalão, Mariana Silva não deixou escapar o seu favoritismo, demonstrando elevada qualidade do seu xadrez, e totalizando 5 pontos em 7 possíveis, o que lhe garantiu o Título Nacional Feminino no escalão sub-18 (4º lugar geral) e, desta forma, colecionou o 5º título consecutivo nacional jovem feminino! O restante pódio feminino foi composto por Diana Nogueira (2º lugar), do GX Porto e Joana Branco (3º lugar) da AX Pedro Hispano. A fechar os premiados do CX-A2D, Ana Inês Silva, atual Campeã Nacional Sénior mais jovem de sempre, denotou a sua superioridade na vertente feminina, fazendo um torneio sólido (5 pontos em 7 possíveis) e conquistando naturalmente o título de Campeã Nacional sub-14 feminina (5º lugar geral). O restante pódio feminino foi preenchido por Beatriz Oliveira (2º lugar), do CX Colégio e Joana Faria (3º lugar), do Cx Escola 31 de Janeiro.
A restante delegação do CX A2D, fez-se representar por mais 10 atletas, que demonstraram excelente combatividade e nível xadrezístico elevado.
Nos sub-10, os nossos benjamins Carlos Daniel Sampaio e João Emanuel Silva tiveram que abandonar a prova, por motivos alheios à sua vontade, não a concluindo. Não obstante, demonstraram boa atitude xadrezística, fazendo jogos de qualidade.
Nos sub-12, José Santos (14º lugar, 4.5 pontos em 7 possíveis) afirmou-se uma vez mais como uma certeza no xadrez jovem nacional, fazendo jogos de grande nível xadrezístico e lutando até à última ronda pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. Ainda, Pedro Vieira Carvalho (67º lugar, 2 pontos em 7 possíveis) esteve presente num torneio importante para a sua evolução no xadrez.
Nos sub-14, Simão Barroso comprovou o seu investimento na modalidade (33º lugar, 3 pontos em 7 possíveis) e Luís Castro (45º lugar, 1 ponto em 7 possíveis) denotou uma boa atitude xadrezísitca, ao fazer jogos duradouros e competitivos.
Nos sub-16, o estreante Henrique Peres obteve uma surpreendente prestação (26º classificado, 3 pontos em 7 possíveis), neste que foi o seu primeiro torneio de xadrez lento, demonstrando uma elevada competitividade e capacidade de sacrifício.
Nos sub-18, Bruno Ribeiro, que é já uma certeza no Xadrez Nacional, obteve um resultado sólido (5º lugar, 4.5 pontos em 7 possíveis).
Nos sub-20, João Romano lutou até ao fim pelo título de Campeão Nacional, porém um deslize perante o seu oponente Átila Medeiros, na última ronda, catapultou-o para o 4º lugar, com 4.5 pontos em 7 possíveis.

Em termos coletivos, os excelentes resultados dos atletas do CX A2D permitiram a conquista do 2º lugar coletivo absoluto, sublinhando uma melhoria em relação ao 5º lugar do ano passado. Muitos Parabéns!
Mediante o exposto, pode dizer-se que este evento foi um enorme sucesso, denotando a coesão xadrezística e solidez organizacional que vão já sendo marcas de referência do CX A2D, frutos do trabalho e dedicação de todos os que amam as 64 casas.

A delegação do CX A2D contou com o apoio da Cooperativa de Ensino Didáxis CRL, Associação Académica da Didáxis-A2D, bem como de todos os Encarregados de Educação, contribuindo de forma central para a comodidade e organização do transporte dos atletas famalicenses. Por isso, estas palavras de agradecimento são-lhes dirigidas.