2014/11/23

DCLXXIV

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMIRRÁPIDAS
DIDÁXIS VICE-CAMPEÃ NACIONAL POR CLUBES
IVO DIAS VICE-CAMPEÃO NACIONAL SUB-18
MARIANA SILVA CAMPEÃ NACIONAL SUB-18
INÊS SILVA CAMPEÃ NACIONAL SUB-14
JOSÉ SERENO SANTOS TOP-10 NACIONAL SUB-12



... O ARRANQUE A CORES E A PRETO E BRANCO...
PARABÉNS!

Decorreu no passado dia 22 de novembro na Figueira da Foz, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Joaquim Carvalho, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semirrápidas (15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance por jogador para acabar a partida).Este evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio da Assembleia Figueirense e da Câmara Municipal Figueira da Foz. Este campeonato contou com 274 participantes distribuídos por 7 escalões (Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20) em jogo em disputa dos títulos absolutos e femininos. Esteve também em disputa o título coletivo absoluto e feminino por parte dos clubes representados.
A delegação do Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis foi constituída por 12 alunos que “vestiram as cores da Didáxis” e alcançaram, mais uma vez, resultados individuais e coletivos surpreendentes!
O grande destaque desta delegação foi a conquista do Vice-Título coletivo nacional jovem feminino graças aos títulos nacionais femininos conquistados por Inês Silva (Sub-14, 8º lugar absoluto), Mariana Silva (Sub-18, 10º lugar absoluto) e do 5º lugar feminino alcançado por Andreia Mendes (Sub-18, 23º lugar absoluto). Ivo Dias (6 pontos em 7 jogos), também, denotou o excelente momento de forma que atravessa ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional Sub-18 a escasso meio ponto da liderança.
No escalão Sub-10, Carlos Daniel Sampaio e João Emanuel Silva obtiveram prestações muito promissoras ao classificarem-se em 17º e 31º lugares, respetivamente.
No escalão Sub-12, José Sereno Santos, na sua estreia pelo CX A2D, lutou pelo título nacional absoluto, mas ao ser derrotado pelo cabeça de série nº 1, Daniel Fidalgo (Santantoniense), quedou-se pelo 6º lugar ex-aqueo  (5 pontos em 7 possíveis).
No escalão Sub-14, Simão Barroso, e no escalão Sub-16, Carlos Azevedo, classificaram-se num “brilhante” 11º lugar ex-aqueo  (4 pontos em 7 possíveis) deixando bons indicadores para a presente época xadrezística.
 Finalmente, Pedro Carvalho (Sub-12) classificou-se em 34º lugar (3 pontos), Luís Castro (Sub-14) posicionou-se em 36º lugar e Bruno Ribeiro (3,5 pontos) alcançou o 13º lugar no escalão Sub-18.
Estes resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense CX A2D resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Didáxis-Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Estão de parabéns todos os Jogadores da Associação Académica da Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.

... DEPOIS DA CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO A CORES E A PRETO E BRANCO...
PARABÉNS!

Mais informações: