2008/08/31

CLXXVIII

III TORNEIO FECHADO DO VALE
Classificação Final


Cerimónia de encerramento
Fernando Costa (Presidente da A.X.D.B. ) e Mário Oliveira (Organizador do Torneio)


Entrega de Prémios

2008/08/19

CLXXVII

Torneio Internacional de Guimarães
Os interessados devem enviar até ao dia 26 de Agosto as inscrições para frei_mario@hotmail.com ou nxvscdidaxis@gmail.com .
Regulamento:
Inscrições do N.X.V.S.C.-Didáxis
(25/8/2008)
Tansporte I
Alice Marinho
João Cruz
Luis Guimarães
Tiago Araujo
Tansporte II
Inês Machado Oliveira
João Guerra
Tansporte III
Ivo Dias
Hélio Silva
João Veloso
Luis Miguel Neves da Silva
Tansporte IV
Bruno Miguel Gomes
Rui Pedro Gomes
Nuno Miguel Marques da Silva
Yaroslav Minakov
Tansporte V
Carlos Marco Pereira

2008/08/14

CLXXVI

Campeonato de Jovens da União Europeia
Sub-12
Inês Machado Oliveira classifica-se em 5º lugar feminino
(24ºlugar ex-aqueo)

Decorreram de 5 a 14 de Agosto, em Mureck, na Áustria, os Campeonatos de Xadrez da União Europeia de Jovens 2008 nos escalões Sub-8, 10, 12 e 14.
Inês Machado Oliveira, atleta famalicense do N.X.V.S.C.-Didáxis conseguiu o 5º lugar feminino em sub-12 (4 pontos, 24º lugar absoluto ex-aqueo) em 40 participantes.
Pela primeira vez um atleta deste clube representou Portugal numa competição internacional. Esta participação deveu-se ao vice-título feminino no escalão sub-12 obtido pela jovem atleta famalicense no Campeonato Nacional de Jovens que se realizou na Figueira da Foz no passado mês de Março. O N.X.V.S.C.-Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Escola Cooperativa Vale S. Cosme - Didáxis pelo apoio prestado à atleta famalicense.
A campeã da União Europeia de sub-12 acabou por ser, como esperado, a Mestre F.I.D.E. feminina romena Daria-Ioana Visanescu, que se classificou no 7º lugar absoluto, com 6 pontos. A austríaca Laura Hiebler foi Vice-Campeã, com 5 pontos no 20º lugar, enquanto que a húngara Varga Fruzsina Szente foi 3ª, com 4,5 pontos no 23º lugar.
A delegação portuguesa foi liderada pelos Mestres Internacionais António Fróis e Sérgio Rocha tendo-se destacado como melhor português em prova o sub-14 Pedro Neves, que conseguiu um óptimo 5º lugar, obtendo 6 pontos, no escalão Sub-14. Os restantes atletas que integraram a comitiva foram Gonçalo Silva (10º lugar ex-aqueo, Sub-10), André Dionizio (31º lugar ex-aqueo, Sub-10), David Martins (12º lugar ex-aqueo, Sub-12) e João Valente (24º lugar ex-aqueo, Sub-12).
A França foi assim o país que mais títulos conseguiu neste evento, vencendo 4 dos 8 em disputa (2 absolutos e 2 femininos). A Roménia também venceu mais do que um título, conseguindo um feminino e um absoluto.



Ficha classificativa individual: http://www.chess-results.com/tnr14696.aspx?tnr=14696&art=9&lan=0&fed=POR&flag=30&m=-1&snr=26

Desempenho global da Delegação Nacional:http://chess-results.com/tnr14695.aspx?art=25&fedb=POR&lan=1&flag=30&m=-1
Partidas e Página Oficial do Torneio: http://www.jugendschach.at/

2008/08/06

CLXXV

Inês Machado Oliveira
participa no
Campeonato de Jovens da União Europeia


Pela primeira vez na história do N.X.V.S.C.-Didáxis temos um atleta a representar Portugal numa competição internacional graças ao vice-título feminino no escalão sub-12 obtido no Campeonato Nacional de Jovens que se realizou na Figueira da Foz no passado mês de Março:
Parabéns e boa sorte Inês!
Esta participação só foi possível graças ao apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis.
A estas instituições o N.X.V.S.C.-Didáxis gostaria de endereçar um sincero
agradecimento.
A prestação da nossa atleta pode ser acompanhada em:
e

A comitiva portuguesa é liderada pelos Mestres Internacionais António Fróis e Sérgio Rocha.

Campeonatos da União Europeia – Aústria
(Murek, de 5 a 14 de Agosto de 2008)

Gonçalo Silva - Campeonato da União Europeia de Sub10
Pedro Neves - Campeonato da União Europeia de Sub14
João Valente - Campeonato da União Europeia de Sub12
David Martins - Campeonato da União Europeia de Sub12
André Dionísio - Campeonato da União Europeia de Sub10
Maria Inês Oliveira - Campeonato da União Europeia Feminino de Sub12
Treinadores: António Fróis, Sérgio Rocha

2008/08/02

CLXXIV

Estágio de Xadrez em Vale S. Cosme
Uma experiência a repetir-se

Em cima (da esquerda para a direita):
Ricardo Margarido (G.D.Dias Ferreira - Matosinhos), Cláudio Rafael Silva e Alice Marinho(N.X.V.S.C.-Didáxis), Carlos Machado e João Sequeira Costa (G.D. Amigos de Urgeses), Rui Pedro Gomes (N.X.V.S.C.-Didáxis).
Em baixo (da esquerda para a direita):
Marcos Ribeiro (Operário F.C.), Inês M. Oliveira, Ivo Dias, Luis Miguel Silva e Hélio Silva (N.X.V.S.C.-Didáxis).

Decorreu, dos dias 21 a 31 de Julho, na Sala de Xadrez da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis um estágio de preparação para o III Torneio Fechado do Vale a contabilizar para elo F.I.D.E. . Este Torneio decorrerá dos dias 27 a 31 de Agosto da presente época.

A organização esteve a cargo do N.X.V.S.C.-Didáxis e os atletas participantes tiveram aulas ministradas de manhã e tarde por um monitor credenciado pela Federação Portuguesa de Xadrez, António Caramez Pereira. O professor responsável, Mário Oliveira, por esta iniciativa garantiu “que esta é uma experiência a repetir-se, dado que estas duas semanas proporcionaram análise de partidas dos participantes, apresentação e práticas de métodos de treino, resolução de exercícios tácticos e posicionais, estudo de finais, entre outros temas, promovendo a aquisição de novos saberes escaquísticos”.

Esta iniciativa contou com a presença de 7 jogadores do N.X.V.S.C.-Didáxis (Cláudio Rafael Silva, Rui Pedro Gomes, Inês Machado Oliveira, Ivo Dias, Alice Marinho, Luís Miguel Silva e Hélio Silva), 1 jogador do Operário Futebol Clube (Marcos Ribeiro), dos vimaranenses Carlos Machado e João Sequeira Costa do G.D. Amigos de Urgeses e do matosinhense Ricardo Margarido pertencente ao Grupo Desportivo Dias Ferreira.

A cerimónia de encerramento contou com a presença do presidente da A.X.D.B. que enalteceu este tipo de iniciativas “em que estes jovens xadrezistas têm oportunidade de investir, nesta modalidade, nas suas férias escolares visando continuar a dar cartas nas competições distritais e nacionais". A finalizar o seu discurso enalteceu as vantagens deste mui nobre jogo que constitui “um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa”.